A Strelo, startup baiana que tem revolucionado o atendimento e a operação em aeroportos, pretende encerrar 2024 com um faturamento de R$ 1,2 milhão. A empresa está ajudando esses estabelecimentos a adotarem a transformação digital, melhorando tanto a eficiência operacional quanto a experiência dos passageiros nos aeroportos de Salvador e RIOgaleão.
Com 120 milhões de passageiros circulando pelos aeroportos brasileiros anualmente, a Strelo identificou um nicho estratégico para crescimento. A empresa aposta na digitalização das operações aeroportuárias, um setor que antes via a transformação digital como opcional, mas que, após a pandemia, passou a considerá-la indispensável. “Nós percebemos que os aeroportos têm um enorme desafio em termos de operação, mas também um grande potencial a ser explorado”, explica Shankar Cabus, CEO da Strelo.
O principal destaque da startup foi o desenvolvimento do GaleON, um serviço de delivery dentro do RIOgaleão, que permite aos passageiros escolherem suas refeições e receberem os pedidos diretamente no portão de embarque. Lançada em 2022, a plataforma conquistou prêmios de inovação e reconhecimento da mídia especializada.
“No começo, atendíamos restaurantes, até que, com a pandemia, fomos atualizando nosso portfólio. Em 2021, nossa história começou a mudar, quando o RIOgaleão teve a incrível ideia de contratar uma startup para ajudar com iniciativas de transformação digital e soluções inovadoras. Então, começamos a desenvolver o GaleON no final de 2021, e ele foi lançado em 2022”, conta Cabus.
Para o CEO, este projeto redefiniu a direção da empresa. “Esse projeto nos posicionou como uma referência em inovação no setor aeroportuário e mostrou o potencial da nossa solução para impactar grandes fluxos de pessoas.”
O projeto ganhou o Brazilian Welcome Challenge, uma iniciativa da Embratur em colaboração com o LinkLab da ACATE, que premiou duas startups com R$ 100 mil para implementarem soluções inovadoras que melhorassem a experiência dos viajantes.
Shankar destacou que a oportunidade para a startup e para o setor está na percepção dos aeroportos sobre a importância da experiência do cliente para a geração de vendas, conexão e fidelidade com o público. “Hoje, o RIOgaleão virou um hub de serviços e soluções. Tem o RIOgaleão, que é o site, e o GaleON, que cuida da parte de serviços, reservas, pedidos de comida e produtos, e-commerce, marketplace, chatbot e rewards”, explica o executivo.
Além do GaleON, a Strelo implementou uma solução digital no Aeroporto de Salvador, a assistente virtual Ana, apoiada por Inteligência Artificial. Incorporada ao site do aeroporto desde 2023, a Ana auxilia os passageiros em todas as etapas da jornada dentro do terminal, oferecendo serviços como ouvidoria, FAQ interativo e uma lista de lojas, restaurantes, órgãos e companhias aéreas, otimizando o fluxo e melhorando a eficiência no atendimento ao público.
Strelo não recebeu investimentos e mira na expansão do portfólio até 2026
A startup foi fundada com bootstrapping e ainda não recebeu investimentos externos. No entanto, Shankar ressalta que rodadas estão nos planos da empresa para 2026. “Agora já temos maturidade, escala, direção e uma visão muito mais sólida, e queremos começar a conversar sobre crescimento com aquelas pessoas que já tinham interesse na Strelo. Vamos reativar esse plano para se concretizar em 2026”, explica o executivo.
Para os próximos dois anos, a startup já planeja expandir suas soluções para novos aeroportos brasileiros e busca a internacionalização. “A área VIP é um segmento que ganhou muita força, e estamos começando a atuar agora. Esse tipo de solução ultrapassa as barreiras do Brasil. Quem está na sala VIP no RIOgaleão também está no Chile, na Argentina, na República Dominicana, então começa a surgir uma possibilidade de internacionalização por conta dessa alta demanda”, finaliza Shankar.
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