O criador do Orkut está no Brasil para o Rio Innovation Week e revelou que planeja relançar a rede social. O engenheiro turco Orkut Buyukkokte deve recrutar profissionais do Vale do Silício e de São Paulo para recriar o site de sucesso nos anos 2000.
Orkut pensa que muitas pessoas desejam o retorno do Orkut, relembrando as comunidades e o espírito autêntico que o site proporcionava. Para o engenheiro, as redes sociais atuais se transformaram em plataformas voltadas para marketing, corporações e influenciadores, em vez de conectar pessoas e criar comunidades genuínas. Ele acredita que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência de volta.
Embora o fundador não tenha dado uma data exata para o retorno da rede social, ele mencionou que o relançamento está sendo estudado para ocorrer em breve. O site oficial do Orkut, desativado em 2014, foi reativado em 2022 com uma mensagem indicando que algo novo estava sendo desenvolvido, pouco depois de Elon Musk comprar o X, antigo Twitter, por US$ 44 bilhões.
Orkut critica função das redes sociais atuais
Em entrevista, Orkut ressaltou que a criação da rede social visava posicionar comunidades e unir pessoas, o que ajudou o site a alcançar 300 milhões de usuários em todo o mundo. Ele destacou que muitas pessoas lembram do site como um lugar onde encontraram amigos, empregos, e até mesmo onde se apaixonaram e construíram famílias.
Ele também mencionou que, aproveitando sua experiência com o Orkut e a rede social Hello, está trabalhando em uma nova plataforma que pretende resgatar a positividade e as experiências que marcaram essas redes. Orkut criticou o conteúdo das redes sociais atuais, observando que muitos jovens passam horas em plataformas como o TikTok sem realizar nada significativo, o que contribui para sentimentos de depressão e solidão.
“Se você olhar para as mídias sociais hoje, são plataformas muito diferentes, como Facebook e Instagram. Elas priorizam o lucro sobre a segurança e elas realmente lucram com a negatividade e a raiva porque as emoções negativas mantêm as pessoas afastadas por mais tempo, o que significa que elas passam mais tempo olhando anúncios e essas empresas conseguem lucrar mais exibindo anúncios e também coletando e vendendo dados. As mídias sociais são tão tóxicas agora “, conclui o executivo.
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