A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou recentemente um aumento de 19,1% no setor de franquias no Brasil no primeiro trimestre de 2024. Dentro desse crescimento, o segmento de serviços automotivos se destacou com um incremento de 13,8%. Nesse contexto, a Wash Me, startup de lavagem ecológica de veículos, anuncia sua entrada no mercado de franquias, prometendo uma abordagem sustentável e inovadora.
Fundada em 2019 por João Salvatori e Marcelo Lopes, a Wash Me já lavou mais de um milhão de veículos, economizando mais de 175 milhões de litros de água. A técnica da empresa utiliza apenas um copo d’água por veículo, além de produtos biodegradáveis. “A gente só precisa do produto, um borrifador e uma flanela. O produto tem uma tecnologia de flotação da sujeira e também tem uma particularidade de lubrificação”, explica João Salvatori, CEO da Wash Me.
Inicialmente focada no cliente final, a Wash Me expandiu sua atuação para o mercado B2B durante a pandemia. Hoje, a empresa atende grandes corporações como Localiza, Movida e Prosegur em 17 estados brasileiros. “A gente mantém o atendimento a cliente final em São Paulo, mas durante a pandemia a gente começou a olhar para empresas, porque elas começaram a chamar a gente”, conta Salvatori. A startup também se destaca pelo comprometimento com práticas ESG, economizando CO2 e combustível ao realizar a lavagem in loco, eliminando a necessidade de deslocamento das frotas.
Wash Me aposta em franquias
Com a entrada no mercado de franquias, a Wash Me pretende inaugurar até 30 novas unidades até julho de 2024, com investimentos a partir de R$ 15 mil. “A gente vai ter franqueados que vão se candidatar no site e vamos apresentar pra eles o melhor modelo de franquia que se encaixe no modelo deles. Nosso interesse é ter uma força regional em cada local”, explica. A expectativa é de que a empresa fature mais de R$ 15 milhões em 2024.
Hoje, a empresa funciona com um modelo de parcerias com lava-rápidos e empresas de estética automotiva. Por meio da parceria, a Wash Me tem um departamento específico que ajuda as empresas terceirizadas a regularizar possíveis documentações quanto ao espaço ou contratação de funcionários, garantindo que os parceiros estejam de acordo com o compliance da startup e tenham a competência e ferramentas necessárias para atender grandes frotas por todo o país.
A partir de agora, a Wash Me oferece quatro modelos de franquia, abrangendo desde o atendimento ao cliente final até serviços para grandes frotas. “Com as franquias, tem uma modalidade específica pra cliente final. A menor é só pra B2C e as mais elaboradas são pra atendimento de frotas”, diz. Além disso, a startup recebeu um investimento de R$ 1 milhão no final de 2021 e planeja buscar um novo aporte no próximo ano para expandir sua atuação e trazer novas tecnologias para seus serviços.
Em 2023, a Wash Me faturou quase R$ 12 milhões, um crescimento significativo comparado aos R$ 180 mil faturados em 2020. Salvatori destacou a importância de um parceiro estratégico para a próxima fase de expansão: “No nosso roadmap temos sim planos para receber um aporte. No ano que vem queremos abrir um projeto ambicioso e vamos precisar de um aporte. Vamos trazer tecnologia de maquinário para os serviços. O interesse na rodada é o smart money de alguém que tenha conhecimento de franquia pra nos ajudar a expandir e internacionalizar”, completa.
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