A inteligência artificial, amada por uns e temida por outros, faz cada vez mais parte da nossa vida, até mesmo sem que a gente perceba. Quando você fala com sua Alexa ou é atendido por um bot online, a IA está presente. Não tem jeito: ela já está entre nós.
O que vai diferenciar os negócios daqui para frente é como essa relação será estabelecida. Ainda há muito a ser estudado e testado sobre essa tecnologia, mas os primeiros têm as melhores chances de se destacar. E já existe bastante coisa para testar atualmente.
No campo da comunicação, diversas ferramentas vêm sendo lançadas para facilitar processos, aumentar o engajamento com o público e reduzir custos. Vale a pena conhecer as promessas da IA, mesmo que seja para identificar se faz ou não sentido para a sua empresa. Em alguns casos, é um investimento a ser feito; em outros, pode ser apenas um determinado uso do ChatGPT que você não pensou antes.
Tenho observado atentamente como o mercado está se comportando nesse sentido. Olha o que descobri:
A voz ainda tem força
Apesar de assistentes de voz — como a Siri do iPhone — já serem comuns, ainda há muito espaço para a inteligência artificial nesse âmbito, inclusive para empresas.
Um exemplo é a plataforma SoundHound, utilizada por nomes como Netflix e Mercedes-Benz. Ela permite a automação de atendimentos por telefone, transcrição de textos falados, auxílio em serviços de hospedagem e outros usos em que a voz é a principal matéria-prima. É possível até mesmo inserir o assistente pessoal da sua própria marca em aplicativos ou dispositivos.
Tudo isso se transforma em uma comunicação assertiva e apropriada para os públicos que preferem a voz. Afinal, conversas trazem um ar de proximidade maior entre a empresa e o cliente.
As redes sociais ditam tendências
Algumas das principais marcas de tecnologia do mundo são as donas das redes sociais. E esse é exatamente o terreno mais fértil para testar e descobrir novos usos para a IA.
A Meta com o Facebook e o Instagram, o X (antigo Twitter) e outras mídias sociais têm tudo o que precisam para desenvolver as próximas novidades: dinheiro para investir e bases gigantes de usuários para testar.
A IA já está poderosa nesses ambientes a partir dos algoritmos que levam conteúdo personalizado para cada pessoa, e através de ferramentas como chatbots embutidos e definição de público-alvo para anúncios. Se a sua startup trabalhar com todos esses recursos, a comunicação através das redes se torna mais assertiva e ágil. E vale a pena ficar de olho no que mais elas vão trazer — pode ser uma chance perfeita para sair na frente da concorrência.
Tráfego pago agora com alta performance
Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, todos esses sistemas de anúncios exigem conhecimentos específicos e uma série de regras que podem ser facilmente comprometidas por erros humanos. Com inteligência artificial, a situação se torna bem mais eficiente.
A Smart Ads é um exemplo que faz gestão de mídia paga, com foco em performance de vendas. Várias outras ferramentas também existem para tornar os anúncios mais personalizados, ou rápidos, ou conversacionais, enfim, que garantam mais resultados.
IA nas produções de conteúdo
Toda comunicação precisa de conteúdo, seja texto, imagem, áudio ou vídeo. Algumas IAs estão fazendo sucesso ao criar ilustrações ou textos prontos, como é o caso do Midjourney e do ChatGPT. São recursos ainda sendo otimizados e é preciso ter cuidado ao utilizá-los, mas eles estão cada vez mais robustos, assim como outros que vêm surgindo no mercado.
O ponto principal é saber utilizar essas tecnologias para facilitar o trabalho que já existe. O ChatGPT, por exemplo, consegue ir além da criação de textos básicos: é possível pedir revisões, aprimoramentos, ideias, listas, formatos, entre outras possibilidades de impacto no seu texto.
Já para outros tipos de conteúdo, existem ferramentas para ajudar até os profissionais mais especializados. Na produção de vídeos ou podcasts, por exemplo, um dos processos mais demorados e detalhados é o de cortes durante a edição. Para isso surgiu, por exemplo, o Autoclipper, que se propõe a ocupar exatamente esse espaço, deixando que o profissional audiovisual se preocupe com outras etapas.
Análise de dados demográficos
Identificar o público ideal é um dos primeiros passos para criação de qualquer negócio, mas, ainda assim, pode ser algo bastante complicado. Muitas empresas se baseiam em achismos ao invés de dados, e startups não podem se dar esse luxo se quiserem crescer e escalar rapidamente.
As inteligências artificiais são mestres em dados e, por isso, são a solução ideal para esse problema. Desde segmentação para anúncios (o que faz parte dos recursos de mídia paga) até análise de grandes bancos de dados, as IAs podem auxiliar startups a entenderem como se comunicar com cada grupo de clientes, especialmente quando há diferentes produtos ou serviços sendo oferecidos.
De forma geral, a comunicação tem muito a ganhar com a inteligência artificial, e as startups podem ser as primeiras a descobrirem como. Um mercado de inovação tende a se manter aberto a outras novidades, especialmente tecnológicas, e é isso que faz a maior diferença na comunicação. Minha dica final é essa: aprenda, teste e inove. O público está escutando.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação