O Google pausou a função do Gemini que gera imagens de pessoal com IA nesta quinta-feira (22), porque foi identificado que a ferramenta estava criando imagens históricas imprecisas.
A empresa disse que trabalha para resolver o problema. Por ora, o recurso não vai funcionar, “vamos pausar a geração de imagens de pessoas e relançaremos uma versão melhorada em breve.”
A decisão foi tomada 24 horas depois do Google se desculpar pelos erros de imagens gerados pela IA. Usuários solicitaram imagens de grupos históricos como solados da Alemanha nazista e encontraram asiáticos e pessoas não brancas nos resultados criados pelo Gemini.
O The Verge também informou que foi pedido para a IA uma foto de “senador dos EUA de 1800” e o resultado foram mulheres negras. A primeira senadora americana mulher era branca e só assumiu o cargo político em 1922. Os resultados levaram a teorias de que o Google estaria evitando intencionalmente retratar pessoas brancas nos resultados.
A IA que gera fotos do Gemini agora mostra a seguinte mensagem ao usuário: “Estamos trabalhando para melhorar a capacidade do Gemini de gerar imagens de pessoas. Esperamos que esse recurso retorne em breve e notificaremos você nas atualizações de lançamento quando isso acontecer.”
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação