Em um mundo cada vez mais conectado, as estratégias de vendas online têm evoluído constantemente, buscando formas inovadoras de envolver o público e proporcionar experiências únicas. Uma dessas revoluções é a live commerce, uma tendência que está ganhando força no Brasil e transformando a maneira como compramos e vendemos.
Live commerce consiste em uma estratégia de vendas online que utiliza transmissões ao vivo para apresentar e demonstrar produtos e serviços aos consumidores. Podemos utilizar como paralelo um programa de TV de compras, só que pela internet e com muito mais interação, pois, nessa abordagem, o vendedor pode responder as perguntas dos clientes, mostrar os detalhes dos produtos, oferecer descontos e brindes, criar um senso de urgência e escassez e estimular a compra por impulso. Segundo o Google, aproximadamente 70% dos brasileiros com acesso a internet já compraram algum produto ou serviço por meio desse formato.
Essa abordagem cria um ambiente mais humano e personalizado, aproximando clientes e marcas de uma maneira única. Afinal, durante a transmissão, os consumidores podem fazer perguntas, expressar suas opiniões e até mesmo efetuar compras em tempo real. Isso tudo, por sua vez, torna o processo de compra mais imediato e emocionante.
No entanto, vale notar que para fazer uma boa live de vendas, você precisa de uma plataforma que permita fazer transmissões ao vivo e integrar um sistema de pagamento online. Felizmente, existem diversas opções no mercado, cada uma com suas características e vantagens. O ideal é escolher aquela que se adapta melhor ao seu público-alvo, ao seu nicho de mercado e aos seus objetivos de vendas.
Dentre as principais plataformas estão o Instagram, rede social mais popular do Brasil; Stream Shop, plataforma especializada na modalidade; Mimo, plataforma que combina as funcionalidades do livestream com o e-commerce e o Kwai, uma das maiores redes do país que se destaca pelos seus vídeos curtos e divertidos.
O live commerce é uma estratégia eficaz para aumentar as conversões do seu negócio online, e isso se dá porque ele gera um senso de urgência e escassez nos consumidores, que podem se sentir tentados a aproveitar as ofertas exclusivas da transmissão.
Além disso, as lives podem aumentar o valor médio do pedido, pois você pode fazer cross-selling e up-selling dos seus produtos ou serviços. Ainda, podem gerar um efeito viral, pois os espectadores podem compartilhar as transmissões com seus amigos e familiares nas redes sociais ou em grupos de WhatsApp.
Com isso, podemos concluir que a tendência do live commerce veio para ficar. As oportunidades que surgem por meio dessa nova forma de se negociar são caminhos que devem ser abraçados pelos empreendedores que desejam escalar no mercado, por isso, é sempre importante se manter atualizado para conseguir os resultados desejados.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação