Nesta quarta-feira (31), acontece o Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos para analisar e questionar os supostos danos a usuários jovens causados por redes sociais. Os CEOs de cinco grandes empresas de tecnologia estão sendo investigados na audiência “Big Tech e a crise da exploração sexual infantil online”.
O Comitê promete “examinar e investigar a exploração sexual infantil online” e os diretores presentes são Mark Zuckerberg da Meta, Linda Yaccarino do X, Shou Zi Chew do TikTok, Evan Spiegel do Snap e Jason Citron do Discord.
As redes sociais sustentam o discurso de serem seguras e darem direito aos pais e crianças a decidirem por si como usá-las de forma responsável. O TikTok planeja investir US$ 2 bilhões em esforços de confiança e segurança em 2024. E o CEO do Snap enfatizou que o Snapchat funciona de maneira diferente de plataformas como Instagram e TikTok.
A audiência ocorre em meio a um conjunto crescente de relatórios sobre os impactos negativos das mídias sociais na saúde mental dos jovens, incluindo um alerta do cirurgião-geral dos EUA em 2023 sobre os riscos “profundos” do uso infantil das mídias sociais, revelações explosivas da ex-funcionária do Facebook Frances Haugen sobre os impactos dos produtos Meta sobre os usuários jovens e intensificando os apelos dos pais de crianças afetadas por danos online.
Veja a audiência ao vivo:
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação