A Neuralink fez seu primeiro implante cerebral em um humano no último domingo (28), segundo anúncios de Elon Musk, dono da empresa. No X, antigo Twitter, o empresário informou que o paciente está se recuperando bem e que os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios.
Os estudos com implantes cerebrais em humanos foram autorizados pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos em maio de 2023. Quatro meses depois a Neuralink abriu inscrições para voluntários. O recrutamento era voltado para pessoas com paralisia decorrente de lesões da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica.
O bilionário compartilhou na sua conta do X que o primeiro produto da empresa foi chamado de Telepathy. O chip permite que humanos controlem dispositivos eletrônicos, como computador e celulares, apenas com o pensamento, através do N1 User App, software que se conecta ao Telepathy e traduz sinais cerebrais em ações de computador.
Para implantar o chip de Interface Cérebro-Computador (ICC) é necessário o uso de um robô em uma cirurgia. A empresa quer avaliar neste primeiro teste a segurança do implante no corpo humano e do robô durante o procedimento cirúrgico.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação