Na sexta-feira (17), o conselho de administração da organização sem fins lucrativos que supervisiona a empresa de IA OpenAI chocou o mundo da tecnologia ao demitir o CEO Sam Altman e remover o presidente Greg Brockman do conselho. Brockman renunciou horas depois.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
“A saída de Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não foi consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, dificultando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”, de acordo com a OpenAI.
O comunicado não dá mais detalhes sobre as alegações. “Somos muito gratos pelas muitas contribuições de Sam para a fundação e crescimento da OpenAI. Ao mesmo tempo, acreditamos que é necessária uma nova liderança à medida que avançamos.”
Altman será substituído por Mira Murati, até então CTO da companhia. Mira ocupa um cargo de liderança na empresa há cinco anos. “Dado o seu longo mandato e o seu envolvimento próximo em todos os aspectos da empresa, incluindo sua experiência em governança e política de inteligência artificial, o conselho acredita que ela está qualificada de forma única para a função”, diz a nota publicada pela companhia
No X, antigo Twitter, o agora ex-CEO disse ter “amado seu tempo na OpenAI” e que vai revelar em breve quais serão seus próximos passos. “Foi transformador para mim, e espero que tenha sido um pouquinho para o mundo também”, acrescentou.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.