*Por Jéssica Lima
Há um tema de discussão que, de forma recorrente, se instala nas empresas, fura a bolha dos ambientes corporativos e viraliza nas redes sociais: a geração Z. Segundo os estudos geracionais, ela é formada pelos nascidos a partir de 1995. No entanto, há quem discuta que a terminologia, desenvolvida nos Estados Unidos, não funcione da mesma forma no Brasil devido ao histórico da sociedade brasileira que se difere em muitos aspectos do norte-americano. Então, ao discutir esse tema, o melhor é nos desapegarmos das nomenclaturas e abraçarmos o que ele realmente quer debater: os jovens no mercado de trabalho.
Algumas características desses jovens podem até ser rotulados como impaciência, ou rebeldia, mas são traços extremamente valiosos quando bem aproveitados. Eles são tecnológicos, questionadores e inovadores. A rebeldia dessa geração não significa bagunça, mas sim a coragem de desafiar o jeito tradicional. Eles não se contentam com o “sempre foi assim”, e estão dispostos a questionar e a repensar conceitos estabelecidos. E é justamente a capacidade de questionar e de ver além do convencional é o que impulsiona a inovação.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
A impaciência, muitas vezes vista como um defeito, é na verdade uma virtude quando canalizada corretamente. Esses jovens não têm tempo a perder com burocracias desnecessárias ou processos ineficientes. Eles buscam soluções rápidas e eficazes. Essa geração cresceu em um mundo em constante transformação e aprendeu desde cedo a buscar soluções criativas para os desafios que se apresentam.
Geração Z oferece mentalidade ágil
A mentalidade empreendedora é um ativo valioso para qualquer startup que busca se destacar no mercado. A geração Z traz consigo não apenas uma nova perspectiva, mas também uma oportunidade incrível para impulsionar a inovação e o crescimento da empresa, basta estarmos abertos para enxergar o potencial da união desta nova mentalidade com a experiência das gerações anteriores.
*Jéssica Lima faz parte do time de marketing da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ajudando a divulgar histórias de inovação de todo o País
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.