A Black Friday é um evento de compras que teve origem nos Estados Unidos e acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, que é celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Tradicionalmente, a Black Friday marca o início da temporada de compras de Natal nos Estados Unidos. Durante esse dia, muitos varejistas oferecem grandes descontos e promoções em uma ampla variedade de produtos, desde eletrônicos até roupas, eletrodomésticos, brinquedos e muito mais.
Hoje em dia, a Black Friday se tornou um evento global, com consumidores de diferentes países ansiosos por aproveitar as ofertas e descontos oferecidos por varejistas físicos e online. E com a chegada dessa data, muitos consumidores esperam pelas promoções, mas acabam abandonando os carrinhos ou não finalizando as compras.
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Estudos recentes sugerem que a taxa média de conversão do e-commerce no Brasil pode ser muito baixa, de 0,5% a 1%. Isso porque, embora o comércio eletrônico passe por um período de alto crescimento na América Latina, a concorrência está esquentando. Uma pesquisa recente da Sellesta apontou que 91,4% dos gestores de comércio eletrônico brasileiros enfrentam agora a concorrência online de pelo menos 10 outras marcas.
Confira 5 dicas para aumentar sua conversão de vendas ao longo da Black Friday:
1. Entenda seus usuários
Muitos compradores compram no impulso ao longo da Black Friday, 95% dos compradores online não têm uma ideia específica sobre qual produto desejam comprar e muitas vezes se deparam com uma ampla seleção de itens semelhantes. Mesmo algo aparentemente bom, como uma grande variedade de itens num marketplace/loja virtual, pode acabar sendo confuso para o cliente, que não consegue escolher o que precisa.
“Uma solução que vimos melhorar significativamente a jornada do cliente é usar widgets inteligentes que orientam compradores inseguros através de um site, fazendo uma série de perguntas simples e fornecendo sugestões úteis de produtos em resposta a cada resposta”, comenta Max Zagrebin, CEO da Sellesta.
Outra maneira de se colocar no lugar de seus clientes é interagir com eles e analisar como usam seu produto. Monitore as discussões nas redes sociais sobre seu site, marca ou setor e obtenha a percepção deles sobre os produtos que você vende.
2. Otimize suas taxas de conversão
Outra dica importante é sempre monitorar, de forma contínua, como sua taxa de conversão muda dependendo das diferentes plataformas (desktop ou dispositivos móveis), locais e canais de mídia social. É necessário saber como as pessoas chegam ao seu site e onde enfrentam obstáculos ao fazer uma compra.
Uma das últimas tendências é a introdução de opções de parcelamento na fase final da finalização da compra. Você também pode otimizar o topo do funil de vendas, que é o ponto onde você pode perder muitos clientes que não têm certeza de qual item deseja escolher.
3. Vá além das métricas funcionais
Se suas páginas demoram para carregar ou a navegação no site é confusa, é menos provável que os visitantes permaneçam e muito menos se convertam em clientes pagantes. Otimize métricas relacionadas à velocidade, experiência sem erros e acessibilidade. Se você tem um site, faça com que pareça um aplicativo. Invista em coisas que podem não gerar benefícios imediatos, mas mostre aos usuários que seu site funciona perfeitamente, está livre de erros e é adaptado ao dispositivo específico.
Também vale a pena ter em mente que uma parcela significativa do tráfego de pesquisa ainda pode chegar a produtos fora de estoque. Você tem controle limitado sobre o tráfego orgânico do Google. No entanto, se esses usuários acessarem seu site, mostre-lhes alternativas disponíveis no momento. Essa é uma ótima opção para aproveitar a falta de estoque de seus concorrentes.
4. Personalização é chave
No mundo de hoje, machine learning e a IA geralmente mostram o mesmo feed e recomendações para todos os usuários, o que é ineficaz. “Por exemplo, se você vende perfumes, mostre opções masculinas para homens ou declare explicitamente que esses são presentes ideais para mulheres. É crucial entender o que seu público deseja e personalizar de acordo”, completa Max Zagrebin, CEO da Sellesta
Você pode coletar as preferências do usuário automaticamente: os usuários respondem a um pequeno questionário que leva menos de um minuto, o widget analisa suas respostas e seu site mostra instantaneamente os produtos mais relevantes. Desta forma, seu cliente recebe o item que melhor atende às suas intenções, enquanto você ganha um cliente pagante, que fica satisfeito com sua escolha.
5. Invista em melhores imagens, descrições e preços
No mundo das lojas físicas podemos examinar um produto, tocá-lo, verificar sua qualidade e até obter ajuda de vendedores. Mas tudo o que temos online são imagens, descrições e preços. Portanto, quanto melhor esses elementos forem apresentados em seu site, maior será a probabilidade de os clientes realizarem uma compra. Portanto, é fundamental investir na potencialização desses parâmetros, na criação de mais imagens e na coleta de avaliações.
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