A VIPe, uma instituição financeira de crédito produtivo orientado, recebeu um aporte de R$ 110 milhões em uma rodada liderada pela Airborne Ventures, juntamente com outros investidores. O objetivo dessas empresas é ajudar o segmento de clientes que possuem acesso limitado a produtos de crédito, mas que possuem emprego formal.
“Focamos naqueles que atualmente recebem o pior serviço e pagam as maiores taxas”, comenta Fernando Ferraz, CEO da VIPe. Esse segmento de clientes subatendidos abrange mais de 30 milhões de pessoas que consomem produtos de forma equivocada ou inadequada. “As pessoas recorrem ao crédito rotativo do cartão e ao cheque especial para comprar itens não essenciais”, reforça Ferraz.
Até o momento, a VIPe já concedeu mais de R$ 100 milhões em crédito consignado, atendendo cerca de 140 mil clientes em todo o Brasil. A instituição financeira iniciou suas operações em 2021, oferecendo crédito consignado para o setor privado como FFA, mas já possui soluções de adiantamento de salário e consórcio, e pretende oferecer seguros no futuro.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
“Esse movimento reforça nossa estratégia de buscar ativos que impulsionem a economia real e resolvam questões relevantes para a sociedade”, explica Eduardo Kupper, que liderou o investimento e agora também está envolvido na empreitada. Segundo ele, a estratégia se baseia na combinação de conhecimento e experiência em crédito com tecnologias como o Open Finance para fornecer o melhor produto aos clientes por meio da folha de pagamento de empresas parceiras. A VIPe é uma das pioneiras no uso do Open Finance no setor de crédito consignado privado.
A VIPe tem se preparado para o cenário de recessão desde 2021, como parte de seu planejamento estratégico. Isso permitiu que o aumento rápido da taxa Selic tivesse um impacto mínimo nos negócios da empresa. “Essa rodada de captação faz parte de nossa estratégia, pois, mesmo sendo uma instituição financeira regulada, é necessário co-investir para construir uma carteira relevante”, destaca Caique Gallucci, responsável pelo financiamento da operação.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.