Em 2021, a indústria de jogos foi avaliada mais de US$ 163 bilhões, segundo um estudo da TechNET Immersive. O setor é responsável por mais da metade do valor da indústria de entretenimento, sendo maior que o mercado de cinema e música juntos. Mesmo assim, o investimento em startups do setor ainda é muito baixo, especialmente de fundos especializados estrangeiros. Pensando nisso, a Bossanova Investimentos montou o comitê Bossa Game Labs para investir e ajudar startups do segmento com alto potencial de crescimento.
“O mercado de games no Brasil está em plena expansão e comparado ao mercado tradicional de startups está muitos anos atrasado. Isso apresenta uma ótima oportunidade de investimento, dado que o potencial de crescimento ainda é muito alto”, afirma Ricardo Fernandes, líder do Bossa Game Labs.
“No entanto, também é preciso ser rigoroso no processo de seleção das empresas, com a Bossanova é. Por mais que o mercado esteja indo muito bem é preciso escolher as companhias e, principalmente, os fundadores certos para que estejamos bem posicionados para ajudar fundadores e investidores a surfarem essa onda de crescimento.”
A primeira investida do comitê foi na QUByte Interactive, desenvolvedora e publicadora de jogos, que também recebeu seu primeiro investimento destinado para ampliar a estrutura e capacidade de marketing e produção da publisher e do estúdio.
A startup foi fundada em 2009, em São Paulo, prestando serviços para empresas dos Estados Unidos e da Europa. Em 2010, ao observar o mercado e suas tendências com smartphones como opção de plataforma para jogos, a QUByte lançou seu primeiro jogo autoral – o HTR High Tech Racing, que foi um sucesso de público com mais de 10 milhões de downloads. No entanto, foi em 2016 que a startup decidiu concentrar suas estratégias no desenvolvimento e publicação de jogos para consoles e PCs.
O surgimento da startup veio através de um gap percebido na indústria de jogos. Com a popularização das ferramentas e tecnologia de desenvolvimentos – e a facilidade de acesso ao aprendizado para utilizá-las –, houve um grande crescimento no número de desenvolvedores indies, que não tem um contrato com empresa ou estúdio, na América Latina.
“Esses desenvolvedores precisavam de ajuda para levar seus jogos aos consumidores em todas as plataformas e mercados. Com a QUByte, esperamos ajudá-los a levar seus produtos até o consumidor final, de modo que possam se concentrar apenas em fazer seus jogos”, explica o CEO da startup, Marivaldo Cabral.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
O que faz a QUByte?
A QUByte é uma das maiores publicadoras independentes da América Latina, com mais de 100 jogos publicados nas mais diversas plataformas do mercado, incluindo Playstation, Xbox, Switch, PC e mobile. Como publisher, o objetivo da startup é ajudar os desenvolvedores indies com todas as etapas do processo pós-desenvolvimento, desde o porting – processo de conversão de um videogame para que uma versão adequada para uma plataforma seja adequada para outra –, até a venda em todas as plataformas do mercado global. “Queremos que o desenvolvedor se concentre no desenvolvimento de seu jogo para entregar sua visão da melhor maneira possível, enquanto nós cuidamos do resto”, afirma o CEO.
Para Marivaldo, o diferencial da startup é estar próximo dos desenvolvedores e vê-los como seus parceiros para atingir um objetivo em comum: levar seus jogos para o maior número de jogadores possíveis. A QUByte quer entender os jogos e objetivos dos desenvolvedores e propor soluções e parcerias que adicionem valor para ambas as partes. “Temos um processo de curadoria robusto que nos ajuda a selecionar os melhores projetos e desenvolvedores e uma equipe engajada que sempre busca entregar o melhor possível.”
Os desenvolvedores entram em contato com a startup através do seu e-mail ou preenchem um formulário no site. “Não há um pré-requisito para avaliar os jogos, buscamos estar próximos da comunidade de desenvolvedores e dispostos a ouvir novas ideias. Avaliamos cada jogo de maneira individual”, explica Marivaldo.
Em relação ao processo, uma vez que o desenvolvedor envia seu pitch, o projeto passa pela análise do time interno da QUByte, que avalia diversos aspectos técnicos e de mercado para decidir se o jogo tem sinergia com a experiência que a startup quer oferecer aos jogadores.
Como estúdio de jogos, o objetivo é oferecer experiências únicas para o jogador e ajudar a promover a mensagem de que o Brasil e a América Latina são capazes de produzir jogos de alta qualidade.
“Queremos oferecer conteúdo diverso e de qualidade para que diferentes públicos posam usufruir dos nossos jogos. Queremos que todos os jogadores, independentemente da plataforma, país ou região, tenham acesso aos jogos da QUByte e encontrem algum título do seu gênero preferido em nosso portfólio.”
Além disso, a startup tem um grande foco em acessibilidade. Em diversos jogos da startup é possível encontrar opções de daltonismo, personalização de legendas e assistência visual, por exemplo. “Acreditamos que o mercado de jogos é para todos e que a diversidade, seja na produção, conteúdo ou público, é extremamente benéfica para o mercado e para a comunidade em geral”, ressalta Marivaldo.
Próximos passos da QUByte
Segundo o CEO da startup, o cenário de jogos no Brasil é bastante promissor, tanto em termos de produção de conteúdo quanto de consumo. Por um lado, há um grande número de potenciais jogadores que podem ingressar no mercado de jogos por conta das soluções existentes que reduzem o custo de acesso às plataformas e tornam os produtos mais acessíveis. Por outro lado, do ponto de vista de desenvolvimento, com a popularização das ferramentas e do acesso ao ensino para usá-las por meio de plataformas online, tem ocorrido um crescimento exponencial no número de desenvolvedores.
“Nosso objetivo é consolidar no mercado nossa posição de maior publisher latino-americana com presença global e ajudar cada vez mais desenvolvedores a levar jogos de qualidade aos jogadores do mundo inteiro. Do lado do estúdio de jogos, queremos continuar desenvolvendo jogos de qualidade e ajudar a promover nosso país e região como referência em desenvolvimento de jogos”, afirma o CEO.
Na visão da Bossanova Investimentos, o diferencial da QUByte é a combinação de sua capacidade técnica aliada ao relacionamento com desenvolvedores e plataformas. “A QUByte, apesar de ser uma empresa jovem, já é uma referência entre os desenvolvedores e estúdios de games brasileiros que buscam levar seus jogos aos jogadores de todo o mundo”, afirma Bernardo Barroso, Adviser do Bossa Game Labs.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.