A Lemon Energia e a Navi Energias Sustentáveis (NES) firmaram uma parceria para a gestão de oito fazendas solares espalhadas em três estados brasileiros. O acordo permite que a NES conte com uma gestão digital e especializada de parte do seu portfólio de usinas solares. Já a Lemon Energia reforça seu marketplace que conecta produtores de energia sustentável a pequenos e médios negócios dentro do segmento de geração distribuída (GD).
O acordo ocorre pouco mais de seis meses após dois marcos importantes para as duas companhias: em junho do ano passado, a Lemon Energia levantou R$ 60 milhões em uma rodada Series A para expandir os negócios, com aportes da Kaszek e Lowercarbon, fundo norte americano que investe em startups de impacto ambiental.
“Este acordo é uma grande oportunidade para a Lemon expandir sua presença no mercado de energia solar e aumentar a oferta de soluções de energia sustentável para nossos clientes. A NES é uma parceira estratégica e acreditamos que essa colaboração será muito benéfica para ambas as empresas”, afirma Rafael Vignoli, CEO e fundador da Lemon Energia.
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Os clientes finais são sempre pequenos e médios negócios. Boa parte dos consumidores da Lemon são pontos de vendas da Ambev. As duas empresas são parceiras desde 2020 e a Ambev também é uma das investidoras da startup. As duas companhias têm uma meta conjunta de levar energia limpa para 250 mil pontos de venda da Ambev.
O modelo de trabalho da Lemon
A Lemon não distribui nem vende energia e, sim, faz a ponte entre usinas (solares, a biogás ou pequenas hidrelétricas) e pequenos comércios que desejam economizar na conta de luz e contribuir para limpar a matriz energética do país. Com isso, não é preciso adquirir placas solares nem alterar a instalação do local, já que, na prática, a operação funciona como um aluguel de um pedaço de um gerador de energia sustentável.
As usinas de geração renovável associadas à Lemon injetam energia sustentável no sistema de distribuição, gerando créditos que são abatidos das contas dos consumidores que aderiram ao serviço da startup.
Depois de aderir ao serviço, cada cliente final segue pagando a conta à distribuidora, mas apenas com as taxas e encargos. E passa a receber uma nova conta, da Lemon, com o desconto de energia.
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