O Brasil fechou o ano de 2022 com cerca de 50 mil carros elétricos emplacados até dezembro, um aumento de 41% sobre 2021, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) . É de olho nesse cenário que a Spott chega ao mercado, trazendo soluções próprias que prometem mais simplicidade, facilidade e economia para o ecossistema dos carros elétricos.
Quem iniciou a história da Spott foi Rica Legname, CEO da empresa. Após trabalhar por mais de quatro anos acompanhando o nascimento e desenvolvimento dos carros elétricos junto à FIA Fórmula E, com passagens pela NIO Global e Jaguar Land Rover, o empreendedor identificou uma necessidade: a infraestrutura para carregamentos dos veículos elétricos ainda é um desafio no Brasil, com diversos problemas de uso para os motoristas, além de dificuldades de implantação e gerenciamento dos carregadores.
“Vimos custos muito altos e um tempo muito longo na implantação de pontos de recarga, além de um retorno do investimento quase nulo, ou muito demorado, com uma desorganização na forma de gerenciamento dos pontos. Já os motoristas encontram dificuldades de disponibilidade, falta de informações transparentes e também uma experiência um tanto complicada.”, explica Legname.
E a ideia da Spott atraiu a atenção do piloto brasileiro Nelson Piquet Jr. O campeão mundial da Fórmula E na temporada 2014/15 conheceu o projeto quando ainda estava em fase de estruturação e tornou-se investidor-anjo e consultor, no primeiro trimestre de 2022.
“Estamos vivendo uma revolução no setor automotivo, o futuro é dos automóveis elétricos. São inúmeros os fatores que colaboram para essa transição, o benefício ao meio ambiente, a eficiência e a economia são apenas alguns. Quando conheci o projeto da Spott, com um excelente time por trás, não tinha como ficar de fora,” Diz Nelsinho.
Soluções da Spott
A Spott veio então para resolver primordialmente o problema gerencial do carregamento para carros elétricos, proporcionando uma interface inteligente e intuitiva para quem oferece o carregador e a energia, o CPO. O produto criado pela startup é o Charge Management System (CMS), uma plataforma de gerenciamento de toda a infraestrutura dos carregadores, dando controle absoluto da operação, inclusive a possibilidade de cobrança pela energia/uso dos carregadores.
“Esse gerenciador traz diversos tipos de relatórios, dados em tempo real de uso dos carregadores, recebimento da receita das recargas direto na conta e otimização da operação como um todo. E tudo isso na nuvem. Queremos ajudar o CPO a monetizar sua rede de carregamento de veículos elétricos, dando um suporte a modelos de negócios inovadores e melhorando a experiência do cliente”, afirma Renato Vicentini, CTO da Spott.
Dentro da plataforma, a Spott ainda integrou uma tecnologia batizada de SmartSpott, solução pioneira no mercado Latino-Americano que garante a estabilidade e disponibilidade dos carregadores de EVs através de um carregamento inteligente.
A plataforma é 100% aberta, permitindo que o CPO escolha, entre uma ampla variedade de fabricantes, quais carregadores farão parte da sua rede. Isso traz liberdade, mais economia e facilita a expansão e ampliação das redes de recarga.