Para garantir segurança, as informações de clientes de bancos sempre foram restritas apenas ao usuário e a instituição em questão. Mas essa realidade começou a evoluir em 2021 com a criação do Banco Central, o Open Banking, que veio a evoluir para o Open Finance. A inovação surgiu com a confirmação de que já existia tecnologia suficiente para que os bancos conseguissem compartilhar entre si as informações de seus usuários com segurança.
Com a criação de bancos digitais e outras instituições financeiras surgiu a atualização do Open Banking, o Open Finance. No Open Banking, os dados se limitavam a contas e operações de crédito. Já no Open Finance, entraram também dados de produtos e serviços de câmbio, credenciamento, investimentos, seguros e previdência.
Mas o que muda para o usuário? O Startupi reuniu 5 motivos para que você ou sua empresa entre para o Open Finance:
1- Acesso a uma gama mais ampla de serviços financeiros:
O Open Finance permite que os consumidores acessem uma variedade mais ampla de serviços financeiros oferecidos por instituições financeiras, incluindo empréstimos, investimentos, seguros e outros produtos financeiros, de várias instituições, sem precisar abrir novas contas bancárias ou fornecer informações financeiras repetidamente.
2 – Melhores condições de crédito:
O Open Finance oferece uma visão mais completa da situação financeira de um consumidor, permitindo que as instituições financeiras avaliem com mais precisão o risco de empréstimo e ofereçam condições mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas e limites de crédito mais altos.
3 – Maior transparência e controle:
Com o Open Finance, os consumidores têm maior controle sobre suas informações financeiras, podendo escolher quais informações compartilhar e com quem. Além disso, o Open Finance também promove maior transparência nas transações financeiras, permitindo que os consumidores monitorem suas finanças com mais eficiência.
4 – Inovação e competição:
O Open Finance incentiva a inovação e a competição entre instituições financeiras, criando um ambiente mais dinâmico e aberto para o desenvolvimento de novos produtos e serviços financeiros. Isso pode levar a preços mais competitivos, melhor qualidade de serviço e mais opções para os consumidores.
5 – Segurança e privacidade:
O Open Finance é projetado para ser seguro e proteger a privacidade dos consumidores. As instituições financeiras devem seguir rigorosos padrões de segurança e privacidade para garantir a proteção dos dados financeiros dos consumidores. Além disso, os consumidores têm controle sobre quais informações compartilham e com quem, aumentando ainda mais a segurança e a privacidade.
Como aderir ao open Finance
Por ser uma ferramenta que lida com informações, é preciso autorizar o uso dos seus dados pelo Banco Central e permitir o compartilhamento. O processo é simples e pode ser realizado diretamente do aplicativo do banco no seu smartphone.
Os testes foram feitos com o Nubank, Bradesco, Inter e Itaú e as etapas são semelhantes em cada instituição. A única diferença percebida é que o Bradesco permite selecionar quais dados serão compartilhados e por quanto tempo.
1 – Acesse o internet banking ou app da instituição financeira;
2 – Abra o Open Finance;
No caso dos apps do Bradesco e Nubank, por exemplo, a opção está disponível no menu. Já no Itaú, é preciso selecionar “Produtos” e encontrá-lo no grupo “Conectividade”. No Inter, Open Finance está na própria home do aplicativo.
3 – Selecione a instituição financeira base a qual seus dados devem ser retirados;
O app poderá dar sugestões de instituições financeiras e/ou informar um campo para busca. Nesta etapa, o app informará quais dados serão coletados da sua outra conta.
Verifique se concorda com os dados que serão coletados de sua outra conta. No caso do Itaú e do Nubank, durante a importação o app informa quais dados serão coletados, sendo possível concordar ou revisar os dados a serem compartilhados. Já quando a importação é solicitada a partir do app do Bradesco, você pode escolher quais dados deseja compartilhar. Por fim, selecione “Confirmar” ou “Continuar”.
4 – Confirme o compartilhamento de informações no app do banco
Ao confirmar os dados a serem compartilhados, basta esperar pela confirmação do aplicativo e a validação da operação.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.