A Abler é uma startup curitibana que tem como propósito trazer facilidade na gestão dos processos seletivos. A empresa oferece um software de recrutamento e seleção que oferece consultoria para os recrutadores conseguirem fechar as vagas em aberto de forma eficaz e ágil. “Não executamos o processo mas oferecemos um ranking dos candidatos que possuem o perfil profissional procurado pelas empresas contratantes”, diz Alisson Souza, fundador e CEO da Abler.
Alisson possui mais de 17 anos de experiência na área de TI e conta que a ideia de criar a Abler surgiu através de um projeto que foi convidado para desenvolver dentro da empresa que trabalhava até meados de 2015. “A companhia precisava de uma nova plataforma de recrutamento e seleção, então fiquei responsável por cuidar dessa área. Junto com a Thaisa, minha sócia, toquei o projeto mas vi muitas falhas na área que precisavam ser solucionadas”, comenta.
Como funciona a plataforma
A plataforma funciona da seguinte forma: os recrutadores entram no site da Abler e cadastram a vaga que querem divulgar. Feito isso, a plataforma faz a integração das vagas e divulga em outras plataformas de recrutamento, como Catho, LinkedIn, Nube entre outros players do Brasil, utilizando Inteligência Artificial e Big Data.
Além de fazer a divulgação, a Abler disponibiliza um relatório para empresa com todos os dados dos candidatos e feedbacks recebidos sobre a entrevista. O recrutador também consegue dentro da plataforma realizar a entrevista de forma online por videoconferência parecido com o teams. Além disso, para ajudar na automação do processo, o candidato tem apenas um currículo cadastrado no seu perfil para facilitar a procura do recrutador.
Segundo Alisson, o ranking de candidatos realizado pela Abler é baseado na compatibilidade que os candidatos possuem com a vaga disponibilizada pela empresa. “Não colocamos características físicas das pessoas em nossos dados. Queremos que as empresas tenham acesso somente às informações profissionais e com base nisso criamos uma “lista” com os 5 candidatos mais compatíveis com a vaga e, com base nisso, os recrutadores realizam a entrevista com os candidatos selecionados e conseguem fechar a vaga com mais agilidade”, comenta o CEO.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Investimentos e próximos passos da Abler
A Abler tem 350 empresas cadastradas na plataforma e já fechou mais de 90 mil vagas em um tempo médio de 15 dias. Além disso, atualmente a startup tem cerca de 5 milhões de candidatos cadastrados no site.
Contando com um time de 32 pessoas e presente em quase todas as regiões do Brasil. Em 2021 a Abler recebeu um aporte no valor de R$ 1,2 milhão em rodada que contou com a participação da Bossanova Investimentos – inclusive a startup é responsável pelos recrutamentos atuais realizados pela empresa. A Curitiba Angels e Levain Ventures também participaram da rodada.
Em 2022 a startup faturou cerca de R$ 2,5 milhões e em 2023 pretende chegar à marca de R$ 4 milhões sem investimento externo, podendo aumentar caso fechem uma nova rodada de investimento que estão preparando para este ano.
Os próximos passos da Abler incluem estruturar e expandir ainda mais a plataforma, para que as empresas possam escolher o que querem usar dentro dela. Além disso, a startup quer se tornar referência na área de recrutamento e seleção.
“Queremos tornar a área de RH menos burocrática tanto para os recrutadores quanto para os candidatos. O nosso foco é ser uma grande referência na área e ser o primeiro nome que vem à cabeça quando uma empresa precisar de um novo colaborador e, claro, quando um profissional estiver atrás de novas oportunidades”, finaliza Alisson.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.