A Tembici, empresa brasileira líder em tecnologia para micromobilidade, acaba de receber um financiamento de R$ 160 milhões do BNDES. O apoio terá como principais objetivos a aquisição de milhares de bicicletas elétricas e comuns, o que permitirá a expansão do serviço nas cidades em que a companhia já opera e em novas praças no Brasil, além de investimentos relacionados à tecnologia e inovação.
Metade do financiamento terá como fonte de recursos o Fundo Clima, instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, que tem como finalidade garantir recursos com taxas atrativas para projetos voltados para a mitigação das mudanças climáticas. O restante do empréstimo será concedido por meio do BNDES Finem – Mobilidade Urbana.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
“Com o apoio do BNDES a Tembici reforça, ainda mais, sua liderança em micromobilidade compartilhada e tecnologia na América Latina, projetando-se para novos mercados através de um modelo de negócios com investimento competitivo”, comenta Leandro Fariello, CFO da Tembici.
Esse é o primeiro apoio do banco ao setor de micromobilidade urbana, que inclui transportes de veículos leves que circulam a uma velocidade de até 25 km/h e são utilizados para viagens de até 10 km de distância.
O futuro do financiamento na Tembici
O financiamento, que ocorre no contexto de um plano de investimento de R$ 274 milhões, a ser executado durante um período de aproximadamente 3 anos, permitirá à empresa desenvolver soluções inovadoras e aumentar a capacidade de montagem nas fábricas da Tembici localizadas na Zona Franca de Manaus e na cidade de Extrema (MG).
Estão previstas ainda ações que contribuirão diretamente para o tema de cidades inteligentes, como o compartilhamento de informações de trânsito, localização, clima e poluição, contribuindo para o planejamento da locomoção urbana em parceria com o poder público.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.