Tão importante quanto captar novos clientes é saber fidelizar os atuais. Criar um atendimento de qualidade e atencioso é o primeiro passo para garantir uma boa base de clientes. Em dados compartilhados pelo relatório global de Tendências em Experiência do Cliente, 70% das marcas acreditam que a preocupação em prestar um atendimento marcante impacta positivamente nos resultados da empresa.
“Um consumidor bem atendido é a maior conquista que uma empresa pode ter. Muito além de torná-lo fiel à marca e fortalecer sua imagem, sua boa experiência impulsiona um marketing orgânico valioso para o mercado, compartilhando suas percepções para amigos e conhecidos e levando potenciais compradores à empresa”, comenta Igor Castro, Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech.
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Para atingir bons níveis de satisfação de clientes, confira as principais estratégias que devem integrar o planejamento do seu negócio:
1 – Conheça seus clientes com dados estruturados
Todo usuário deixa traços de seus gostos em qualquer interação com a marca, que precisam ser utilizados de forma bem pensada na campanha de comunicação da sua empresa. É necessário criar uma base de dados com as informações dos clientes, necessário para entender o gosto daquele cliente e comparar com outros do mercado e a partir disso, desenvolver uma estratégia de atendimento adequada às preferências do seu público-alvo.
2 – Utilize ferramentas omnichannel
O consumidor moderno é dinâmico, e espera das empresas um atendimento ágil e assertivo que vá ao encontro de seu perfil. Os sistemas pautados por meio de ferramentas omnichannel, captam essas informações dos canais mais utilizados pelos usuários para ofertar as melhores opções ao que buscam, seja por meio de produtos que tenham demonstrado interesse em adquirir, ofertas relâmpagos em resposta a possíveis abandonos de carrinho, ou propostas de pagamento, como exemplo. Essa preocupação é um fator muito importante para criar uma boa satisfação com a empresa.
3 – Tenha uma comunicação clara e direta
Ao criar uma campanha de sucesso, é preciso prezar por uma comunicação clara, concisa e direta, evitando que ele se disperse durante o atendimento. O perfil e preferências de seus clientes precisam ser muito bem estudados antes de colocar qualquer ação em prática, investindo em textos e mídias objetivos que o aproximem à marca e que facilitem sua interação até a etapa final.
4 – Seja atraente em relação ao mercado
Não adianta criar um discurso bonito, sem levá-lo à prática da experiência do consumidor com a marca. A empresa precisa ser atraente em toda a jornada de atendimento, criando uma comunicação que atraia, engaje e ofereça a máxima praticidade para adquirir seus produtos ou serviços. Isso engloba o auxílio no processo de compra por meio de links inseridos nos textos enviados e ofertas de itens que tenham interesse, como exemplo. Esse conjunto de ações certamente elevará a chance de o cliente completar o processo de interação com o negócio.
5 – Invista nos canais de comunicação digitais
Existem diversas plataformas de conversação capazes de oferecer um atendimento personalizado e completo entre as partes. Dentre eles, o SMS e o e-mail ainda são fortemente utilizadas pelas empresas – mas, o RCS vem se destacando como um meio extremamente importante de ser investido neste ano.
“Qualquer complexidade na comunicação com o cliente irá dificultar significativamente sua atração e retenção à marca – mas, quando prezada por mensagens personalizadas, agradáveis e sem excessos, contribuirá muito para uma experiência positiva que o fidelize e compartilhe com futuros compradores”, explica Igor.
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