O Programa Centelha, que é focado em estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil, encerrou a sua primeira edição. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
O Programa contou com 38 mil empreendedores inscritos e impactou mais de 470 startups. A iniciativa oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso. Dentre os setores de aplicação de soluções, os que tiveram mais submissões foram, respectivamente: Saúde e Bem Estar; Tecnologia da Informação e Telecomunicações; Agronegócio; Meio Ambiente e Bioeconomia; Social; Educação; Comércio e Varejo, entre outros. Ao todo 31,9% das startups apoiadas são fundadas por mulheres e 68,1% são homens. Além disso, 54,97% são brancos, 33,19% pardos, 8,67% pretos e 3,17% amarelos.
Presente em 19 estados brasileiros, foram investidos mais de R$ 37 milhões no programa, divididos em subvenção descentralizada para apoio às empresas. Na segunda edição, o Programa Centelha acontece em 25 estados e no Distrito Federal, e a previsão é que sejam apoiadas por volta de mil novas startups.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.