Mais uma vez, Elon Musk faz mais um movimento de demissão. Segundo o jornal americano Washington Post divulgou o domingo (8), o bilionário demitiu colaboradores do Twitter no Brasil, incluindo os responsáveis pela moderação do conteúdo.
A rede social está sem setor de comunicação desde a conclusão da aquisição da plataforma por parte de Musk, em outubro. Já fontes contatadas pela Exame, foi possível confirmar a demissão de ao menos 10 pessoas. Contudo, a operação comercial no Brasil ainda segue com os funcionários restantes.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Ao comprar a rede social, o CEO da Tesla demitiu grande parte da equipe do Twitter, e segundo o The Washington Post, a maioria eram funcionários brasileiros. No início de novembro, o jornal americano informou que todo e qualquer funcionário acusado de moderar conteúdo de incitação violência e desinformação foi demitido.
Twitter e seu controle sobre política
Em 2020, o Twitter bloqueou 16 contas vinculadas a Bolsonaro que foram acusadas de disseminar informações falsas, o movimento foi obrigado pelo juiz do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. No ano seguinte, Bolsonaro tentou
Em 2021, Bolsonaro assinou uma medida provisória para limitar a remoção de contas e perfis das redes sociais. “O presidente Jair Bolsonaro acaba de assinar medida provisória que altera o Marco Civil da Internet, reforçando direitos e garantias dos usuários da rede e combatendo a remoção arbitrária e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores”, afirmou a publicação do governo. O texto previa a exigência de “justa causa de motivação” para excluir conteúdo e de bloquear perfis.
Durante as eleições e após resultados, Musk não se privou de compartilhar suas opiniões no Twitter. Em dezembro, tweetou que achava “possível” que a equipe da empresa de mídia social tinha dado preferência a candidatos de esquerda durante as eleições brasileiras deste ano. “Vi muitos tweets preocupantes sobre as recentes eleições no Brasil”, respondeu um usuário que questionava sobre a possível “manipulação” pela gestão anterior do Twitter.
Desde a aquisição da plataforma, Musk trabalhou com figuras da mídia americana alinhadas à direita para retratar a moderação de conteúdo envolvendo desinformação eleitoral e manipulação e censura eleitoral. Ele até reativou a conta de Trump e vários contas brasileiras anteriormente banidas por desinformação eleitoral.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.