O Google acaba de anunciar a chegada de uma nova ferramenta de audiolivro com narração automática no Brasil que, por meio de tecnologia baseada em Inteligência Artificial, será possível gerar a narração de livros digitais de forma automática.
Com a novidade, o Google aposta em um crescimento do mercado nacional de audiolivro, uma vez que será possível aumentar o catálogo de títulos disponíveis devido a simplificação do processo e diminuição do custo de produção deste formato. A ferramenta já está disponível no Google Play Livros.
Apesar do aumento no consumo de conteúdos em áudio, como observado com o mercado de podcasts nos últimos anos, apenas 5% dos livros digitais possuem uma versão em áudio. Formato que pode ser custoso e demorado, já que encontrar o narrador certo, gravar e editar não são tarefas simples. Não se pode ignorar, no entanto, que o mercado de audiolivro teve um crescimento de 25% no último ano e, por isso, precisa ter a tecnologia como uma aliada para expandir sua capacidade de produção.
Pensando nisso, o Google está usando inteligência artificial para entregar uma forma mais rápida, barata e de muita qualidade às editoras, para que possam oferecer uma nova experiência de imersão nos livros, com diversidade de catálogo. Além disso, a tecnologia impulsionará o acesso a mais histórias – audiolivros – por pessoas com deficiência visual.
“Nossos times de pesquisa avançaram de forma incrível com essa tecnologia que hoje possibilita uma narração com som natural, muito similar a um narrador humano, o que é essencial para manter o interesse na história que está sendo contada. Nossa ferramenta, que ainda está na fase de testes, é super completa e permite uma série de configurações aos editores para fornecer a melhor experiência de audiolivro para os consumidores”, afirma Ricardo Wright, Gerente de Parcerias de Notícias e Publicações do Google.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Google oferece mais benefícios do audiolivro com narração automática
Com a tecnologia do Google, as editoras poderão aumentar a produção e distribuição dos seus audiolivros praticamente sem custo adicional em até cinco idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês e, a partir de hoje, o português do Brasil. Após disponibilizar o arquivo no Google Play Store, as editoras podem fazer o download do áudio e disponibilizar para venda em outras plataformas.
Por meio da ferramenta, é possível personalizar a narrativa para melhor adequação ao formato de áudio, adicionar narradores para personagens específicos e editar a pronúncia. São 50 opções de narradores disponíveis em todo o mundo, e 3 para o Brasil, incluindo variedade de gênero e sotaques.
“Com o objetivo de cooperar no desenvolvimento desse mercado, Google Play Books e Bookwire alinham-se na aplicação dessa tecnologia no mercado editorial, a fim de potencializar os resultados de títulos de backlist das editoras brasileiras, hoje sendo subaproveitados como geradores de receita”, afirma Marcelo Gioia, da Bookwire Brasil.
Lançamento da ferramenta
Lançada em 2022 para editores, a ferramenta está disponível em 21 países pelo mundo, incluindo Estados Unidos, França, Alemanha, Argentina e agora também no Brasil. Para tornar os livros digitais em áudio books, os editores precisam deter os direitos autorais da obra e seguir o passo-a-passo disponível na Google Play Livros. Durante a fase beta do programa, o serviço não será taxado.
A exemplo, ouvintes já podem acessar alguns títulos clássicos de forma gratuita, como: Esaú e Jacó (Machado de Assis), O Cortiço (Aluísio de Azevedo), O Crime do Padre Amaro (Eça de Queirós) e Viagem ao Centro da Terra (Júlio Verne).
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.