Pensando nas estratégias para 2023, o Gartner, empresa que desenvolve tecnologia para melhorar a experiência do cliente, compartilhou suas previsões para algumas áreas mais críticas da tecnologia e da evolução dos negócios nos anos seguintes.
“O tema das previsões deste ano é ‘aproveitar a incerteza’”, diz Gartner Daryl Plummer, VP Distinguished Analyst e Gartner Fellow. “Esse imperativo leva as organizações a se concentrarem no elo mais fraco da cadeia de seu sucesso – elas mesmas. Desafia o pensamento e a ação ao mesmo tempo porque reconhece que a incerteza é um repositório de ‘esperança’ – de oportunidade.”
Veja as previsões do Gartner:
1: Espaços virtuais
Até 2027, os espaços de trabalho totalmente virtuais representarão 30% do crescimento do investimento das empresas em tecnologias metaversas e “reimaginarão” a experiência do escritório.
Segundo o Gartner, os espaços de trabalho virtuais aumentam a capacidade de contratar e reunir funcionários, independentemente da localização geográfica. Isso também inclui funcionários que não podem ou não querem participar de compromissos pessoais.
O metaverso é uma solução para viagens e reuniões, podendo substituir o escritório e eventualmente se tornar o centro da experiência digital do funcionário, diz a pesquisa do Gartner.
2: Volatilidade da mão de obra
Até 2025, a “volatilidade da mão de obra” fará com que 40% das organizações relatem uma perda de negócios, forçando uma mudança na estratégia para resiliência.
Até 40% das organizações lutarão para garantir consistência e estabilidade em suas operações. As organizações precisarão fazer uma mudança significativa para focar na flexibilidade para garantir a execução e a entrega de seus modelos de negócios. 57% dos funcionários não acreditam que sua empresa esteja permitindo que eles criem uma experiência superior para o cliente atualmente.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
3: Mulheres trabalhando
Até 2025, as organizações que corrigem as disparidades salariais entre homens e mulheres diminuirão o abandono das mulheres em 30%, reduzindo a pressão sobre a escassez de talentos.
Hoje, as organizações buscam diversidade devida à pressão dos investidores, às expectativas da sociedade e ao desejo de realizar seu valor comercial. A remuneração é o principal impulsionador da retenção de talentos, uma vez que os funcionários querem ser compensados de forma justa e mudarão de emprego para receber esse pagamento.
4: Bem-estar
Até 2025, as métricas de valor do funcionário, como bem-estar, esgotamento e satisfação com a marca, substituirão as avaliações de ROI (retorno sobre investimento) em 30% das decisões de investimento de crescimento bem-sucedidas.
Para Gartner, as organizações que criam uma melhor experiência do funcionário tendem a ter um bom desempenho nas métricas de experiência do cliente, o que, por sua vez, leva a um maior crescimento de receita e fidelidade. As organizações que usam métricas mais amplas além do ROI mudarão seu foco de investimento para crescimento, disrupção e inovação de longo prazo.
5: Práticas sustentáveis de IA
Até 2025, as IA irão consumir mais energia que o trabalho humano. O consumo de energia por IA está crescendo rapidamente junto com o aumento do uso para automatizar atividades humanas. Os modelos de aprendizado de máquina (ML) precisam ser treinados e executados, o que requer mais centros de dados em nuvem.
6: Plataforma de mídia social
Até 2027, os modelos de plataforma de mídia social mudarão de “cliente como produto” para “plataforma como cliente” de identidade descentralizada, vendida por meio de mercados de dados, o que será útil para a Web3.
7: Ataques de negação de serviços
Até 2026, ataques de negação de serviço liderados por cidadãos, usando assistentes virtuais para encerrar operações, se tornarão a forma de protesto, segundo Gartner.
Ataques de negação de serviço liderados por cidadãos podem forçar as organizações a incorrer em despesas significativas. Para evitar ataques liderados por cidadãos, Amazon, Google, Apple e outros provedores de assistentes virtuais podem enfrentar pressão para remover as habilidades ou ações que permitem que um assistente virtual entre em contato com as organizações.
8: Investimentos
De acordo com a pesquisa do Gartner, até 2025, a aceitação dos acionistas de investimentos especulativos dobrará, tornando-os uma alternativa viável aos gastos tradicionais em P&D para acelerar o crescimento.
Um moonshot é a aceitação da empresa e dos acionistas de investimentos em tecnologia de alto risco ou especulativos com alto potencial de retorno. É uma nova maneira radical de resolver um problema novo ou existente usando meios disruptivos (ou seja, produto, tecnologia, inovação). As práticas tradicionais que usam orçamentos de inovação definidos e prevêem resultados futuros por meio de casos de negócios serão substituídas. As organizações aceitarão o fracasso primeiro como forma de manter a viabilidade, o investimento e a inovação futura.
9: Ecossistemas de nuvem
Até 2025, ecossistemas de nuvem poderosos consolidarão o cenário de fornecedores em 30%, deixando os clientes com menos opções e menos controle de seu destino de software.
10: Parcerias
Segundo Gartner, o aumento da conscientização entre governos e reguladores leva a políticas mais rígidas de privacidade e proteção de dados, requisitos mais altos para soberania e controle de dados e mais demanda por soberania digital, como por meio de controle tecnológico e autonomia de longo prazo.
As expectativas em relação às soluções de nuvem soberanas estão evoluindo de questões de soberania e privacidade de dados para preocupações com relação ao acesso contínuo e de longo prazo e disponibilidade de soluções de nuvem. Reguladores e provedores de nuvem precisarão trabalhar juntos para esclarecer as possíveis abordagens e medidas apropriadas. Uma abordagem de provedor de nuvem de propriedade conjunta entre governos e reguladores pode (re)estabelecer a confiança entre os usuários de nuvem em marcas globais de nuvem e facilitar a globalização técnica contínua.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.