Com o novo recurso disponibilizado pela Uber, a partir de hoje (24/11), usuários do WhatsApp podem solicitar uma viagem de UberX ou Uber Moto diretamente na plataforma. Por enquanto, a ferramenta chega como um piloto nas cidades de Teresina, São Luís, Sobral e Juazeiro do Norte.
A funcionalidade de solicitar viagens intermediadas pela Uber diretamente no WhatsApp começou pela Índia em 2021 e agora chega ao Brasil, segundo país do mundo a contar com a nova ferramenta.
Para Fabio Sabba, diretor de comunicação da Uber no Brasil: “A possibilidade de fazer uma viagem pela Uber usando o WhatsApp mostra como a tecnologia pode servir para facilitar a vida dos usuários que já permanecem conectados a este app de mensagens por todo o dia. Além disso, aqueles que têm menos familiaridade com smartphones ou não têm espaço suficiente na memória do celular ganham mais uma maneira de chamar um Uber. Assim, pretendemos oferecer viagens para ainda mais pessoas, com o mesmo padrão de segurança da Uber que já é conhecido por todos”.
Como funciona o novo recurso da Uber
Para solicitar uma viagem com a Uber pelo WhatsApp, os usuários devem enviar uma mensagem para o número (11) 94488-3478.
Caso o usuário já seja cadastrado no aplicativo, ele deve fazer o login em sua conta pelo próprio WhatsApp para confirmar a solicitação nas categorias UberX ou Moto, a origem e o destino da viagem.
Se o usuário ainda não tiver uma conta na Uber, ele fará o cadastro na mesma hora e, na sequência, já pode solicitar a viagem diretamente pelo WhatsApp.
Todas as viagens devem ser pagas diretamente ao motorista parceiro em dinheiro. Neste início, as solicitações via WhatsApp devem ser feitas das 6h às 22h.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Segurança
As viagens com a Uber solicitadas por meio do WhatsApp também contam com recursos de segurança já conhecidos de quem usa o aplicativo de mobilidade, como o registro de todas as viagens por meio do GPS e o acesso a motoristas parceiros que passaram por um processo de cadastramento que exige, além dos dados de CNH e CRLV, a checagem de apontamentos criminais. De tempos em tempos, o aplicativo do motorista parceiro também exige que ele faça uma selfie, para verificar se a pessoa atrás do volante é a mesma que se cadastrou.
Pensando na segurança dos parceiros, os novos usuários que decidirem solicitar uma viagem pelo WhatsApp pela primeira vez terão de passar por um processo de cadastramento equivalente ao hoje existente no app, que exigirá deles número de CPF e dados de confirmação da identidade que serão checados na base de dados do Serasa.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.