O planeta começa a demonstrar sinais de que a poluição do meio ambiente está chegando a pontos nocivos para nossa saúde. Pensando nisso, um novo modelo de negócio começa a surgir e já abrange um grande número de startups. Denominadas de Greentechs, essas empresas trabalham com iniciativas sustentáveis que utilizam tecnologia verde para criar produtos e serviços focados na preservação do planeta.
As empresas se dividem em diferentes áreas e separamos uma lista com startups que vão desde preservação, coleta seletiva até despoluição de mares. Todas trabalhando de forma sustentável e em prol do planeta. Conheça!
A Eco Panplas é um greentech focada na reciclagem e descarte de plástico. Desenvolveu uma tecnologia limpa e sustentável, voltada para a reciclagem de embalagens plásticas pós consumo e tendo como foco inicial as embalagens de óleo lubrificante: pela quantidade, necessidade, dificuldade e principalmente pelo alto potencial de contaminação da água e do solo devido ao óleo residual que permanece impregnado após seu uso.
A startup busca democratizar o uso de energias limpas para a sociedade. Focando em energia solar, a Clean Clic junta moradores residenciais e comerciantes até locais que transformam luz solar em energia e usa parte dessa energia para o próprio consumo. Com essa integração, a startup proporciona uma economia que pode chegar até 20%, sem a necessidade do cliente adquirir e instalar placas solares.
A startup trabalha com logística reversa para garantir que embalagens serão recicladas e destinadas para locais certos. A Green Mining ainda usa rastreio dos materiais para ter a certeza de que todos serão reciclados e levados de forma correta para o ciclo de produção. A empresa também possui uma equipe de coletores parceiros que utilizam transporte sustentável como bicicletas, que percorrem os estabelecimentos parceiros da Green Mining coletando os materiais a serem reciclados.
Essa startup foca em evitar o desperdício de produtos que ainda podem ser aproveitados, não apenas lixo, ela junta empresas de revenda com locais que possuem produtos perto do prazo de validade ou que não estão nas medidas do mercado. Além de evitar desperdício, a startup ajuda seus clientes com marketing de suas marcas e encaminha alimentos para instituições de caridade.
A Biosolvit é um jogo de palavras, BIO de biotecnologia + SOLVIT de soluções. A empresa foca em inovação aberta aliada com biotecnologia para realizar processos de cuidado com o meio ambiente, que vão desde despoluição de águas até de jardinagem sustentável sem uso de agrotóxicos.