A Shoulder, marca feminina de moda, anunciou o investimento de R$ 18 milhões na Oriba, marca de moda masculina sustentável. O movimento busca geração de valor e sinergia entre as marcas, oferece uma plataforma consistente de crescimento para a empresa investida preservando sua autonomia e sedimenta as bases para o desenvolvimento do que deverá ser uma das marcas de moda masculina mais relevantes do Brasil.
A Oriba, fundada há 7 anos por Marcelo Collis, Paulinho Moreira e Rodrigo Ootani, é uma startup com um modelo de negócio baseado em recorrência e na necessidade do cliente, e passa, a partir deste aporte, a contar com uma plataforma de peso para acelerar, dispondo de infraestrutura, capital e conhecimento para escalar o negócio.
Criada em 2014, é referência no mercado de vestuário masculino básico com qualidade e sustentabilidade. A startup utiliza materiais orgânicos e reciclados na composição das peças e aposta na lógica do consumo mais consciente, na contramão do Fast Fashion. A Oriba também reinveste 1% de cada produto vendido nos projetos educacionais da UNICEF.
A Shoulder, por sua vez, diversifica seu portfólio entrando nos mercados de moda masculina e moda sustentável e também reforça seu pilar de cultura e seus compromissos com ESG (meio ambiente, social e governança). Fundada em 1980, é uma das maiores marcas de moda feminina do Brasil, contando com 70 lojas e estando presente em 800 multimarcas em 16 estados do país.
Shoulder e Oriba
O dealflow tem gatilhos que são acionados a partir de metas cumpridas e as empresas começam a trocar participação a partir do terceiro ano. “Queremos evoluir na direção de nos tornarmos especialistas em aceleração de marcas. Acreditamos que a geração de valor numa associação nesse estágio é muito superior para todos do que em outras fases. Nossa tese é focada na geração de valor com foco em originalidade, autenticidade, inovação, sustentabilidade e design. Esta transação representa justamente esses valores”, afirma o CEO da Shoulder, Beny Majtlis.
“Nascemos do desafio de criar roupas essenciais para o dia a dia do homem moderno, com mais qualidade, a um preço justo e causando o menor impacto possível no mundo”, afirma o CEO e fundador Rodrigo Ootani. “Acreditamos que existe uma sinergia grande entre os valores da Shoulder e os nossos.”