A Bossanova Investimentos, venture capital mais ativa da América Latina, junto à Solintel, assessoria especializada em telecomunicações, lança o primeiro comitê de investimentos do país focado em startups deste setor. O objetivo é possibilitar aos provedores novas soluções com a contratação de tecnologias, implantação de novos canais de vendas, atração de novos talentos, entre outras formas de trazer valor para as operações. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), hoje há mais de 8 mil provedores de serviços de internet (ISPs) homologados no país.
De acordo com Bossanova, buscar a modernização legislativa, regulatória e tecnológica é fundamental para que o setor de telecomunicações tenha um impacto positivo no PIB per capita e possa ter um papel de catalisador do crescimento econômico sustentável do país. A massificação da banda larga também cumpre uma influência grande: dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 40 milhões brasileiros não possuem acesso à internet e, mesmo assim, o país é um dos maiores usuários do mundo, segundo pesquisa do Hootsuite.
“Teremos o primeiro grupo de investidores especializado em serviços e soluções para o ecossistemas dos ISPs no Brasil. Esta aproximação tem um facilitador adicional: sendo cotistas, os provedores vão escolher investir em algo que faça sentido para os clientes, desenvolvendo uma sinergia que impacta no crescimento dos dois mercados e, consequentemente, também impactando a nossa economia”, avalia João Kepler, CEO do Bossanova. “Isso representa a abertura de um mercado gigante para as companhias”, completa.
Nos últimos anos, o aumento expressivo na solicitação por serviços fez com que as empresas de telecomunicações procurassem se atualizar em relação aos produtos ofertados. O processo foi acelerado pela pandemia, já que os consumidores passaram a ficar mais tempo em suas casas e, assim, a necessidade de conectividade aumentou. Segundo dados da Conexis Brasil Digital, o setor investiu mais de R$ 8 bilhões no primeiro trimestre de 2022 — um aumento de 3,8% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Dados da Anatel mostram que o mês de julho foi encerrado com 346 milhões de acessos de telecomunicações — incluindo banda larga, telefonia fixa, linhas móveis e TV paga –, apresentando um aumento de 700 mil a mais que em junho e um ganho de cerca de 12 milhões em relação ao final de julho de 2021.
Para Asshaias Felippe, Presidente da Solintel, provedores de internet enfrentam um baixo valor agregado em relação à demanda atual dos consumidores, que exigem mais entregas e melhor experiência de navegação. “O mercado de telecomunicações é distante dos ecossistemas de inovação. A ideia do comitê nasceu para aproximar os provedores de internet das startups. As pessoas por trás dos provedores, que sentem as dores do negócio no dia a dia, vão impulsionar e potencializar as soluções pensadas pelas startups, maximizando resultados para ambos”, destaca.
Segundo ele, o cenário atual do setor é marcado pela alta concorrência, que enfrenta uma disputa pelo cliente com a entrega do mesmo produto, com as mesmas tecnologias. “São dois caminhos para combatermos a alta competitividade do segmento: agregar serviços inovadores no negócio e melhorar a experiência do assinante com novas soluções que vão impactar os usuários na ponta e as empresas atendidas”, afirmou. “O mercado precisa apostar em novas ferramentas para chamar a atenção, reter, fidelizar clientes e reduzir seu custo operacional”, completa.
A tese de investimentos é voltada a startups B2B e B2B2C, que tenham pelo menos um ano e meio de vida, com produto e serviço já validado, e que estejam já faturando no mínimo R$ 20 mil por mês. A preferência é por empresas que estejam operando nos modelos SaaS e que já tenham sido aceleradas ou recebido investimento anterior. Para participar da seleção, as startups interessadas devem submeter seus pitchs decks por este link.