Com a resolução nº 1465/22, aprovada no final de junho, que regulamentou o uso do atendimento virtual para pets no País, a MedLive e a Oi Pet se uniram para criar a Oi Digi Pet, uma joint venture para oferecer uma plataforma de telemedicina veterinária. A iniciativa das duas empresas surge para formalizar a atividade e dar mais consistência para atendimentos emergenciais, orientações básicas e encaminhamentos para os veterinários.
A Oi Digi Pet começa a operar a partir da próxima semana – um serviço que vai ajudar os donos de pet com consultas simples, num sistema de tira-dúvidas e primeiro atendimento.
“A telemedicina não é apenas uma videochamada entre veterinário e o tutor do pet. É preciso ter uma marcação adequada, com fluxos de comunicação apropriados que confirmam a consulta, fazem a gestão de pagamentos e o envio de documentação do pet para o veterinário, assim como o prontuário e o receituário próprio, disponíveis de forma on-line. Essas funcionalidades serão disponibilizadas pela plataforma Oi Digi Pet para todo o mercado brasileiro”, explica Pedro Barros, co-CEO da MedLive e responsável pelo sistema que está sendo implantado e que vai formatar a plataforma Oi Digi Pet.
A expectativa dessa união é oferecer uma plataforma inédita e com forte potencial de crescimento, já que o segmento acumula, nos últimos cinco anos, uma expansão de 186%, com destaque para os períodos de 2020 e 2021, devido à pandemia.
“A Oi Digi Pet pretende dar suporte emergencial ao tutor e sugerir o profissional mais próximo de sua residência. Nada vai substituir uma consulta presencial, mas o que vamos oferecer é um serviço ágil, on-line, com suporte de profissionais 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nós queremos ser uma ferramenta facilitadora para tutores terem acesso a profissionais com segurança e tecnologia. A expectativa da joint venture, que vai trazer comercialização tanto em B2B quanto em B2C, é um crescimento vertical no início, já que o modelo de negócio é inédito no País”, esclarece Rosemberg Kiffer, CEO da Oi Digi Pet.
Rosemberg se baseia em sua experiência à frente da Oi Pet que, quando foi lançada em 2017, tinha uma demanda mensal por assistência pet de aproximadamente 40 solicitações de serviços – número que saltou, ao longo dos cinco anos de operação da empresa, para 5 mil, somando atendimentos em todo o Brasil.
O acesso à telemedicina na plataforma será feito por meio de três cliques. Com o cadastro e agendamento realizados, o cliente se conecta a veterinários de diversas especialidades. Após marcar a teleconsulta, o tutor do pet recebe a confirmação e o link de acesso à sala por SMS e e-mail.
A plataforma disponibiliza uma clínica digital com acesso 24 horas por dia, em todos os dias da semana. A consulta terá pagamento automatizado e ficará salva junto com informações de prontuário, receituário, diagnósticos e documentação.