Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo IBGE, a produção industrial teve uma variação positiva de 0,1% entre março e abril de 2022, resultando em uma alta de 1,4%. Os resultados positivos foram impulsionados pelo fim das restrições estabelecidas pela a OMS para conter o avanço da Covid–19.
Aproveitando esse bom momento, as empresas estão buscando focar em processos comerciais, criatividade, planejamento e análise nas ações de marketing, para atrair e fidelizar os seus consumidores. Porém, uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas corporações é a otimização dos processos de software de CRM e automação de marketing que geralmente são geridos de formas descentralizadas em plataformas diferentes.
Para entender melhor como funcionam esses softwares, o Startupi entrevistou Katiuscia Schröer, CEO e founder da Atendare — startup gaúcha focada em CRM e automação de marketing, que possui ambos os processos centralizados em uma única plataforma.
Katiuscia é formada em Administração com linha de formação em Comércio Internacional, e comenta que durante a graduação fundou a startup Inofly, que oferece sistemas e serviços voltados para força de vendas. A ideia de fundar a empresa surgiu por meio do incentivo constante que recebeu durante o curso para buscar conhecimento e fazer contatos na área de negócios focados em tecnologia.
Após a conclusão do curso a CEO percebeu que na região no qual nasceu e cresceu, não havia muitas empresas de tecnologias inovadoras. Então, a partir desse momento começou a focar as suas energias em ferramentas que apoiassem cada vez mais o mercado regional com a visão de expandir nacionalmente.
“Nosso objetivo desde o início foi unir o marketing com vendas para que as estratégias fossem mais centralizadas para que realmente marketing não fizesse ações desconexas com vendas e vendas também entendesse o que o marketing estivesse realizando. Então em 2018 surgiu a Atendare”, comenta Katiuscia, que também decidiu fechar as portas da Inofly para se dedicar exclusivamente à startup.
A startup surgiu com o propósito de conseguir resolver os desafios da centralização dos dados e a padronização do processo de vendas, englobando desde a captação de contatos até a carteira de clientes, no qual times de marketing, pré-vendas, vendas e até de pós-venda também entram em ação para acompanhar e/ou fazer novas vendas.
A empresa funciona como uma plataforma que une os processos de software de CRM e automação de marketing em um só lugar. As equipes que estão atuando nessa área, ou seja, as equipes de marketing e vendas trabalham juntas para conseguir eliminar as falhas de comunicação que acontecem durante o processo, com o objetivo claro de conseguir potencializar mais os resultados.
“Procuramos padronizar muito bem toda essa área e com isso também eliminar as tarefas manuais e repetitivas que aconteciam, principalmente a descentralização, ao subir dados, eliminando inconsistência nas análises”, diz a CEO.
Networking e premiações
Segundo a CEO a região que a startup está localizada é bem distante do centro: “nosso município é bem pequeno e tem apenas 24 mil habitantes o que faz com que aqui na região o ecossistema não seja tão favorável, porém fazemos contatos tanto na capital como em outras regiões e estados para realmente conseguir estar presente e ficar a par dos acontecimentos, além de fazer networking”.
Ainda falando sobre networking, Katiuscia comenta que faz parte da comunidade de startups AGS — Associação Gaúcha de Startup e diz que mesmo estando bem deslocada de outras empresas, o intuito da comunidade é justamente fazer com que a comunicação entre todos os municípios do estado se torne mais acessível, facilitando assim o acesso ao ecossistema na região.
Em 2019 a startup foi finalista na Batalha das Startups da Gramado Summit e no ano seguinte recebeu o prêmio de Caso de Sucesso do Estado do Rio Grande do Sul e ficou no Ranking do 100 Open Startup – Empreendedorismo Feminino. Além disso, ficou no top 10 do Ranking 100 Open Startup – Customer Service, ocupando o 8° lugar.
A empresa também participou dos programas de aceleração: StartupRS DIgital e StartupRS Scale, ambos realizados pelo Sebrae, além do Inovativa Brasil, realizado pelo Sebrae de Santa Catarina em parceria com a Bossanova Investimentos. “Durante esses programas recebemos mentorias para melhorar aspectos que precisavam de mais atenção na Atendare. Foi também uma ótima oportunidade para fazermos networking e conhecermos novos projetos e startups”, diz Katiuscia.
Sobre essas conquistas, Katiuscia relata que conseguir desenvolver um negócio que está crescendo e se destacando é algo para se comemorar, mas reforça que embora tenham ganhado prêmios e estarem sendo reconhecidos, o time da Atendare comemora cada conquista, por menor que seja.
Planos de internacionalização da Atendare
De 2019 a 2021 a Atendare teve um faturamento acumulado de R$ 1,6 milhão. Esse ano, a empresa prevê o crescimento de 75% do faturamento comparando o ano de 2021. Desde a sua fundação até o atual momento, a startup recebeu dois investimentos, sendo o primeiro em 2019 no valor de R$ 150 mil da Wow aceleradora e R$ 335 mil da Bossanova Investimentos, Raja Valley e Sebrae SC, através do programa Inova em 2022.
Atualmente a Atendare possui 600 empresas cadastradas na plataforma e cerca de 1.300 usuários ativos. Os planos da startup é fazer com que os clientes cadastrados na plataforma tenham mais facilidade na hora de usar as soluções e por este motivo estão criando uma campanha direcionada a educação para que os usuários consigam entender da melhor forma o funcionamento do sistema, além de incentivá-los a usar mais a tecnologia.
Katiuscia também comenta que uma das metas para a startup é internacionalizar os serviços, já que o Atendare já é multi idioma e multi moeda. Além disso, a startup pretende ser referência em solução que descomplica processos de vendas complexos em todo o território nacional e internacional para que a empresa se torne referência no assunto e chame a atenção de futuros investidores e compradores.