Essa frase faz muito sentido para as startups amazonenses Trocados, Communy e Onisafra, que no mês de julho se reuniram para trocar conhecimento técnico justamente pela razão que a poetisa falou: crescer junto!
Tudo começou com uma iniciativa da Trocados de compartilhar conhecimento sobre Growth Hacking entre seus próprios colaboradores, com o intuito de capacitar seus talentos. Mas não pararam por aí. Startup nenhuma para só em uma motivação, não é mesmo?
“A gente fez uma palestra de growth hacking na empresa, muito motivados por querer entender o que é e como aplicar na nossa realidade. Temos acesso a esse tipo de conteúdo em outras cidades e de outras startups de fora, o que acaba fazendo com que a gente pense que isso não é para a nossa realidade”, comentou Silvestre Paiva, cofundador da Trocados.
A ação até começou por uma necessidade interna, mas viram que o material estava tão bom, direto e com aplicação na prática que decidiram chamar outras startups parceiras para que pudessem aproveitar esse conhecimento em seus negócios.
Em conversa com Silvestre, ele explicou que fizeram um estudo do livro chamado Growth Hacking. Produziram um resumo para que as pessoas da empresa pudessem entender o que é essa metodologia, mas quando finalizaram esse conteúdo viram que poderiam compartilhar com outras startups parceiras. Então convidaram as startups Communy e a Onisafra.
“E rolou esse bate-papo. Foi uma tarde muito enriquecedora de conhecimento. Apresentamos de forma simples e, principalmente, prática para aplicar no nosso dia a dia como empresa. Foi tão legal a troca de experiência que a gente quer repetir isso mais vezes com outros assuntos, vai ficar na nossa responsabilidade montar um cronograma de trocas de experiências com outras startups”, completou Silvestre entusiasmado com o impacto dessa iniciativa.
O resultado desse momento foi tão bom que o CEO da startup Communy, Pedro Cavalcante, saiu do encontro e acionou seu time de Customer Success para retribuir a troca e compartilhar os avanços que estão realizando neste setor dentro da empresa.
“O evento da Trocados foi bem interessante, como sempre tivemos essa iniciativa de compartilhar, puxei para Communy também. O assunto escolhido foi Customer Success, pois temos uma equipe focada nessa área. Deu super certo essa a troca, foi bem interessante e com muitos exemplos. Decidimos que não queremos parar por aí, a ideia é que a gente faça isso com outras startups e sobre outros assuntos”, explicou o CEO, Pedro Cavalcante.
Durante o encontro promovido pela Communy, o time de CS (customer success) pôde compartilhar todo o histórico do setor desde que a empresa começou. Dividiram em quatro fases, desde quando não se sabia o que era essa área e só tinha o próprio Pedro correndo da sala para cozinha para vender e programar o sistema. Passando pela fase que achavam que sabia, mas não sabiam. Outra fase foi quando contrataram um talento para CS, mas na verdade era atendimento e suporte. Até o momento que iniciaram, de fato, a estruturar conceitos, time e processos focados em níveis estratégicos, táticos e operacionais.
Nesse encontro no escritório da Communy, além da Trocados e Onisafra, também estiveram presentes a startup Preço Justo e Faça a Conta. “Tive a oportunidade de participar de um momento, um bate-papo inovador, de algo transformador para o meu conhecimento. A lição que fica é que todo dia é dia de aprender e se inovar. Esse encontro foi um divisor de águas”, comentou Shirley Oliveira, da equipe de Atendimento da Faço a Conta, empresa de soluções contábeis.
Para Matheus, que esteve presente no encontro representando a Startup Preço Justo, aplicativo que fornece opções de combustível a um valor diferente do mercado regular, o encontro foi enriquecedor. Em nossa conversa disse que por estar começando na área dentro da empresa, a parte em que foi contada a história da Communy, foi muito importante. Nela conseguiu ver as etapas, o aprendizado, os erros e acertos, entendendo que, o que pode não ter dado certo para uma, pode ser uma grande ideia para a empresa.
Compartilhar conhecimento faz parte da cultura do ecossistema de empreendedorismo, inovação e startups em qualquer lugar, mas no Amazonas, sobretudo em função do distanciamento geográfico dos grandes polos, isso é vivenciado e muito latente entre as empresas.
Giselli Martínez é Customer Success na Communy, startup Amazonense que desenvolve soluções de Gestão Condominial, e idealizadora do Projeto Histórias Contadas da Gi, perfil no Instagram que fortalece protagonismo feminino, inclusivo e diverso. Formada em Relações Públicas com MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Eventos de Luxo, possui mais de 10 anos de experiência em empreendedorismo. Passou a atuar no ecossistema de inovação e startups local em 2018, atuando como líder de Comunidade do Jaraqui Valley e Community Manager em coworking. Desde de 2020 atua em várias frentes de âmbito nacional com organização de eventos e programas de embaixadora.