Hoje muitos empreendedores têm certa dose de preconceito quando olham para grandes empresas. É fácil taxa-las de lentas, quadradas, pouco inovadoras. Mas a verdade é que não são só as startups e as pequenas empresas que podem ser ágeis e rápidas. Afinal de contas, para uma grande empresa se manter no topo, é necessária uma boa dose de sabedoria. Por isso, nada melhor do que olhar para elas e aprender com elas também.
O pessoal do Mashable conversou com uma série de executivos e especialistas para reconhecer algumas lições de marketing em grandes empresas que também são muito válidas para as startups. Confira abaixo:
1) A experiência traz vida à marca
Se antigamente as grandes marcas apostavam em grandes eventos e publicidade para fazer seu branding, hoje a balança mudou um pouco depois de alguns cases terem falhado.
Mesmo assim, para Gaton Legorburu, chief creative officer da SapienNitro, acredita que ainda eventos bem executados e planejados podem sim fazer uma grande diferença, principalmente nas redes sociais. Se a marca conseguir estabelecer uma conexão emocional e dar aos seus consumidores uma experiência positiva, eles vão compartilhar e amplificar o nome daquela empresa.
2) Use marketing em tempo real
Graças às redes sociais hoje é possível pequenas empresas vincularem sua marca a eventos populares sem pagarem milhões por publicidade. Você não precisa ser um patrocinador da Copa do Mundo para falar do evento no Twitter e engajar consumidores que estão acompanhando uma partida, por exemplo.
3) Conte sua própria história com conteúdo original e convincente
Pequenas empresas também estão correndo atrás de criar e contar suas histórias. Eles investem em profissionais como jornalistas para fazer marketing de conteúdo e curadoria de assuntos interessantes para conectar as histórias interessantes de uma marca a seus consumidores.
4) Aposte na tecnologia
Usar a tecnologia para tocar um negócio, coletar e analisar informações hoje custa muito menos do que há alguns anos. Graças a ferramentas como o Google Analytics pequenas empresas se tornaram muito mais sofisticadas na hora de trabalhar com seu marketing.
5) Build communities
O Mashable cita um exemplo da campanha Pepsi Throwback, que devido a uma mudança na fórmula do refrigerante, apelou à nostalgia, e utilizando a comunidade de fãs dos anos 80 para se engajarem junto com ela.
6) Desenvolva estratégias
Hoje as empresas pequenas têm uma noção muito mais clara de quem são e onde querem chegar. Elas reconhecem o conceito de branding e bolam estratégias para trabalhar nisso. Pensar no público demográfico, como se diferenciar, etc… é algo que deve ser muito observado nas grandes empresas e aplicado nas pequenas.