Dez empresas que trabalham com bitcoin ao redor do mundo resolveram se unir para incentivar o uso da criptomoeda em doações durante a Copa do Mundo. A campanha, batizada de Bitcoin Cup, conta com o apoio da BitGive (EUA), BitPay (EUA), Mercado Bitcoin (Brasil); Altis (México), MexBT (México), Bitso (México); Fundação Bitcoin (Colômbia) e a Fundación Bitcoin (Argentina).
O projeto propõe que, durante os jogos do Mundial, organizações façam campanhas pedindo por doações com a criptomoeda. Basta imprimir QR Codes e coloca-los em lugares onde as pessoas estiverem assistindo aos jogos, graças à plataforma da BitPay, que processa as transações.
Como a bitcoin é uma moeda aberta, os colaboradores podem acompanhar todas as transações às organizações em tempo real. Além disso, os próprios participantes escolhem quem são as ONGs que podem participar.
Segundo organizadores do evento, 30% da doação destina-se no sentido de apoiar os fãs de futebol que portam os códigos QR com refeições, bilhetes para os jogos ou alojamento. Os restantes 70% destinam-se diretamente à instituição de caridade participante escolhida.