A primeira (e enorme) diferença entre participar de um TechCrunch Disrupt e de um Demo Enterprise (enterprise é aqui o que chamamos no Brasil de corporativo) é não ouvir nenhuma vez a palavra social media! UFA!
O dia aqui está sendo longo (acabaram as apresentações das startups e dei uma escapadela dos últimos debates) e alguns momentos foram tão técnicos e específicos (VividCortex, ParallelX, Apakau e ThinAir) que sofri para entender o que estava sendo discutido.
Mas, fora esses momentos, foi um dia riquíssimo ouvindo startups que estão revolucionando (ou pretendendo revolucionar) o mercado corporativo. Destaco abaixo algumas ideias que me pareceram interessantes, mas antes disso observo alguns pontos muito diferentes das startups B2C ou TC-style.
- A maior parte das startups faz pilotos (com empresas grandes);
- muitas delas (diria que também a maior parte) tem clientes;
- e uma parte relevante delas tem faturamento! Isso mesmo, faturamento mesmo tento 1 ou 2 anos de vida apenas;
- se você olha a volume de capital levantando, se surpreende que não são rounds milionários. Só como exemplo, a SimpleQL criou uma solução que faz do big data algo mais smart data, recebeu cerca de US$ 100mil e tem um produto lançado, no ar!;
- o mood geral, mesmo nas startup, é menos “hey ho, let’s go” e muito mais “esse é o problema, aqui está a solução”;
- e, obviamente, o volume de blazers é muito maior do que num Disrupt!
Os pitches foram divididos em seções e destaco uma empresa que achei interessante em cada uma das seções. A lista completa você encontra no site.
3D Printing + Wearables
http://www.xoeye.com – usando óculos conectados para coisas B2B
Smart Data
www.learnmetrics.com – big data em educação
Advertising + Marketing
www.sendsmart.com – CRM + Contatos + Agenda tudo junto e simples
Cloud Tools & DevOps
https://thinair.com – armazenamento de dados e segurança inteligente (muito inteligente)
Work
https://www.parklet.co – managing millenials in companies
Mobile Enterprise
https://www.indooratlas.com/ – indoor location para varejo