A Tuenti, uma plataforma de comunicação social que mistura conceitos de Facebook e Whatsapp, teve seu lançamento no Brasil anunciado pela Telefónica na semana passada. Explica-se: a gigante das telecomunicações comprou parte da startup em 2010 e agora dá um empurrãozinho para a expansão internacional do produto, criado na Espanha.
Um dos diferenciais da Tuenti é o foco em privacidade. Tudo o que acontece ali dentro não pode ser encontrado no Google posteriormente, e os dados trocados são encriptados. Quem me contou mais do produto foi Sebastián Muriel, vice-presidente de desenvolvimento corporativo da Tuenti, com quem conversei. Veja:
O Tuenti estava funcionando em período de testes pela América Latina desde 2012, disponível pela web ou por aplicativos. Agora, acontece a chegada oficial, porém sem a instalação de um escritório local.
A startup foi criada por Zaryn Dentzel, um norte-americano, quando ele tinha apenas 23 anos, no ano de 2005. A companhia afirma já ter mais de 15 milhões de usuários registrados na Europa. Um detalhe interessante é que a companhia já presta serviços de telecomunicações para seus clientes europeus, e encontrou nesse tipo de serviço uma oportunidade de monetizar o negócio.