Há um ano, o release anunciava: “A Bidu.com.br chegou ao mercado nacional como um e-commerce de seguros e serviços financeiros, com uma plataforma que possibilita a cotação do seguro de automóveis em até 30 segundos, comparação de preços e serviços associados e contratação do seguro de sua escolha, tudo 100% on-line.” Agora, a startup completa o primeiro aniversário atingindo algumas marcas: diz ter realizado mais de 120 mil cotações de seguro para carros e subiu de dez para 60 funcionários.
Diante da data comemorativa, pedi que Eldes Mattiuzzo, CEO da Bidu, falasse um pouco sobre as idas e vindas que fizeram com que eles chegassem aos doze meses de vida. “Um dos nossos principais receios ao lançar o site foi que o usuário não tivesse a paciência para preencher todos os dados requisitados pelas seguradoras para receber a cotação online. Foi uma grande surpresa observar que, uma vez iniciado o processo, poucos usuários o abandonaram”, conta ele, que vê o fator como “um indicativo que, por mais que leve alguns minutos, as pessoas veem valor em receber uma cotação online, que é um processo bem menos burocrático e mais completo que uma cotação com corretoras tradicionais.”
Uma descoberta com o processo, diz o CEO, foi que muitos usuários demonstraram uma necessidade em ter contato humano, ao contrário do que é visto na Europa ou nos Estados Unidos. “O brasileiro sente muita necessidade de conversar com um atendente antes de fazer uma contratação, para tirar dúvidas e sentir que o negócio é sério. Adequamos nossa operação para termos uma equipe de 40 especialistas.”
Além de seguros para automóveis, a Bidu oferece cartões de crédito e consórcios de veículos e imóveis. Eles receberam um aporte inicial da Monashees Capital e da MBS Seguros. Ao lado de Eldes, fazem parte da liderança da empresa Gustavo Pioto e André Piza.