O Qranio, social game multiplataforma que visa estimular o aprendizado por meio de quiz, está comemorando a marca de oito milhões de perguntas respondidas em sua plataforma e 100 mil usuários registrados. Entre estes, 7 mil são jogadores e vários são pagantes da versão premium, distribuindo mais de 120 mil reais em prêmios em diversas regiões do Brasil.
“Atingir esse número é uma marca que confirma que o Qranio está no caminho certo. Vamos atingir 1 milhão de usuários até o final do ano e 10 milhões de perguntas respondidas, o que nos dará uma média de 100 perguntas por usuário. Além disso, temos como meta atingir 225 mil reais em prêmios resgatados em nossa plataforma”, analisa Samir Iásbeck, CEO do Qranio.
Perguntei para ele se, mesmo ele acreditando que o Qranio está no caminho certo, alguma coisa teria acontecido diferente do planejado. “Na verdade, muitas e muitas coisas que eu tentei no Qranio não deram certo. Até previ que agora a gente já teria conquistado 1 milhão de usuários, embasado em negociações que fizemos para distribuição do produto, mas acabaram acontecendo de forma diferente. Falando em distribuição, temos um grande número de assinantes de nosso quiz distribuído via SMS em parceria com a Vivo – são em torno de 500 novos usuários pagantes por dia”, comenta. “A gente tem que comemorar essas conquistas, mesmo que não sejam as grandes metas. Pois o dia-a-dia é trabalhoso, nem sempre dá certo. É importante enxergar as coisas positivamente, até porque ajuda a tomar novos rumos”.
Com mais de um milhão de perguntas respondidas, a categoria “Geografia” é a campeã de acessos. Na sequência, a lista mostra “Curiosidades”, “Variedades”, “Profissões”, “Esportes”, “Tecnologia”, “História”, “Cinema” e “Música”. Já a pergunta mais respondida é “O que faz um Pediatra?”, com 2,2 mil respostas dos usuários.
O Qranio dá moeda virtual a seus usuários, os QI’s, que podem ser trocados por prêmios, produtos ou serviços. Há diversas opções e categorias e, em abril, o Qranio entregou um Samsung Galaxy III para um usuário que o resgatou em troca de pouco mais de 450 mil QI’s – como era usuário Premium, o resgate saiu pela metade do valor original da moeda virtual.
“No último mês, 20 novas empresas começaram a utilizar o Qranio como forma de exposição de seus produtos. Todas também acreditam que educação pode ser feita de uma forma divertida e entendem como nossa plataforma é uma maneira eficaz de chegar a 100 mil pessoas”, reforça Iásbeck.
Sobre o Qranio
O Qranio é um social-game que quer tornar o aprendizado divertido para estimular todas as pessoas a aprenderem a qualquer momento. Isso através de um conteúdo educacional qualificado, divertido e com possibilidade de se ganhar prêmios. O Qranio é um quiz que pode ser acessado via internet, celulares comuns (via SMS), smartphones iOS e Android, e já conta com mais de 75 mil usuários inscritos e 6 milhões de perguntas respondidas. Disponibilizando premiações para os usuários que mais pontuam na plataforma, a empresa já entregou mais de 2,5 mil prêmios desde sua criação, em 2011.
Em março de 2012, a empresa recebeu o investimento R$ 130 mil da Wayra Brasil, aceleradora global do Grupo Telefônica, que trabalha para identificar e reter talentos no país nas áreas de inovação e tecnologia, além do investimento de R$ 500 mil de Gui Affonso, investidor-anjo, e de R$ 300 mil de Samir Iásbeck, sócio-fundador.