A consultoria Ernst & Young entrevistou 263 empreendedores que são líderes mundiais em negócios inovadores.
A conclusão foi publicada em um relatório que vale a pena consultar.
Connecting innovation to profit: five key insights from the world’s leading entrepreneurs é um pdf em inglês que pode ser baixado gratuitamente. Não vou traduzir na íntegra, mas vale atentar para os pontos principais.
Os resultados indicam que a habilidade de gerenciar, organizar, cultivar e nutrir o pensamento criativo está diretamente ligada ao crescimento e às conquistas. Os empreendedores apontaram que a inovação é primordial para a conquista de novos mercados e para obter vantagens competitivas perante os concorrentes – e como isso pode ser difícil enquanto a empresa cresce com camadas de burocracia.
Como fazer da inovação uma prioridade focada, estratégica e fundamentada?
Não deixe a inovação fora da estratégia. Inovação é o combustível que vai empoderar sua companhia de crescimento rápido em sua jornada à liderança de mercado. Mas muitos negócios falham em definir prioridades estratégicas para a inovação, ou fazem isso mal. Faça da inovação um assunto do conselho.
Como combinar processo com espontaneidade?
O seu poder de integração o torna único, não perca isso. Enquanto seu negócio cresce, você precisa manter o espírito da criatividade vivo. Pensamento burocrático pode matar a inovação em um piscar. É responsabilidade do líder fomentar uma cultura criativa.
Como inovar em detalhes do produto ou serviço e também no grande cenário?
Good ideas are too valuable to waste.
Boas ideias são valiosas demais para serem desperdiçadas. Ideias “que mudam o jogo” são como pé de ouro: difícil de encontrar e fácil de perder. Sua busca por elas, e o processo de desenvolvê-las, deve ser gerenciado rigorosamente por toda companhia. A inovação precisa ser organizada.
Como permitir que as ideias floresçam, enquanto faz render aquelas com potencial?
Equilibre céu azul e resultado. Companhias de crescimento rápido devem conectar criatividade e lucro. Se você não consegue transformar suas novas ideias em produtos e serviços que contribuam para os resultados da companhia, sua jornada para a liderança do mercado vai diminuir o ritmo – ou parar. Você precisa do equilíbrio certo entre pensar no céu azul e fazer dinheiro.
Como inovar na forma como o negócio funciona, não apenas no que ele produz?
Repense a forma como o negócio funciona, não apenas o que ele faz. Empreendedores são geralmente brilhantes em pensar novos produtos e serviços, mas para permanecerem no caminho do crescimento rápido, precisam aplicar o mesmo zelo inovador na forma de conduzir os negócios, a empresa, não apenas os produtos.