Um projeto brasileiro está entre os três finalistas da etapa da América Latina do Desafio Intel, a competição de negócios que visa promover o empreendedorismo nas comunidades universitárias. Trata-se do Lux Sensor, um medidor de qualidade de combustível criado por Thierry Marcondes, Wellington Souza Filho, William Humberto Souza e Welder Ribeiro. A equipe já tinha sido a vencedora da etapa nacional do desafio (leia mais aqui).
O Lux Sensor ficou em terceiro colocado entre os oito finalistas, logo atrás da Estação de Monitoramento Móvel (Chile) e do Appetite+ (Venezuela). Agora, os três finalistas representarão a região na etapa global do desafio, que acontece em outubro, na Califórnia (EUA), e dará prêmios de até US$ 100 mil.
Confira uma breve descrição de cada finalista, disponibilizada pela Intel:
1º Lugar: Estação de Monitoramento Móvel do Chile
Integrantes: Mauricio Contreras, Jorge Morales, Erik Atenas e Alex Blum.
Resumo do projeto: Variáveis ambientais relacionadas com trabalhadores industriais, tais como os contaminantes no ar, são geralmente monitoradas com sensores fixos. Isto limita a cobertura espacial e não fornece uma imagem real da exposição à qual o trabalhador está submetido. O projeto propõe reunir esta informação com sensores portáteis embutidos em uma jaqueta, incluindo ainda sensores biométricos e o encaminhamento das leituras a um serviço de nuvem centralizado. A solução é fornecida como um serviço, com uma interface baseada na nuvem e um hardware alugado a fim de permitir que os clientes tenham uma experiência sem preocupações, com foco unicamente na informação reunida diretamente pelos trabalhadores no campo.
2º Lugar: Appetite+ da Venezuela
Integrantes: Benjamín Blank, Elias Nahum, Gabriel Delgado e Rafael Serrano
Resumo do projeto: Já se perguntou quais aplicativos seus amigos usam? De quais eles realmente gostam? Que tal uma melhor maneira de descobrir os mais novos e interessantes aplicativos? Appetite+ é uma rede social para encontrar aplicativos que permitam ver no iPhone dos amigos e descobrir os aplicativos que eles estão usando.
3º Lugar: Lux Sensor do Brasil
Integrantes: Thierry Marcondes, Wellington Souza Filho, William Humberto Souza e Welder Ribeiro.
Resumo do projeto: O Lux Sensor desenvolveu um sistema Ótico-Élétrico-Mecânico para a análise de fluídos e de gás para medir o índice de refração. O sistema utiliza um método de alta sensibilidade patenteado pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). O sistema desenvolvido pelo Lux Sensor é um medidor da qualidade do combustível e com isto é possível melhorar o desempenho energético dos automóveis e assim economizar combustível, o que é importante para os fabricantes a fim de obter a eficiência e o rendimento exigidos pelo governo do país.
Foto: Flickr da Intel