É bem legal quando a gente consegue jogar luz sobre uma região do país que nem sempre recebe a atenção devida. Hoje, vou falar aqui de duas iniciativas que estão colocando o Estado do Espírito Santo em foco: um novo fundo para empresas inovadoras e uma conferência sobre o assunto.
Primeiro, vamos ao dinheiro! A Sectti (Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho) anunciou a criação de um fundo de inovação para o Estado, que será gerido pelo Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo), inicialmente com R$ 30 milhões disponíveis.
“O projeto se encontra em fase de indicação do conselho gestor e estará regulamentado ainda no primeiro semestre”, afirma comunicado divulgado. “Qualquer empresa e pesquisador poderá apresentar protótipo para receber o apoio do fundo de inovação.”
A ideia é investir na competitividade de áreas como petróleo e gás, logística, indústria naval, biotecnologia, metalomecânico, segurança, meio ambiente e saúde.
As empresas inovadoras do Espírito Santo também poderão participar da XIII Conferência Anpei, tradicional evento de inovação no país. Empresários, executivos, gestores e pesquisadores já podem se inscrever para participar (veja aqui).
Foto: Palácio Anchieta, de Vitória (Fabricio Silva Fotografia/Flickr)