Cinco anos e 30 mil livros (digitais e impressos) vendidos depois, a Bookess, plataforma online que mistura editora e biblioteca, anuncia que fechou um contrato de joint venture com a editora SBS, com 30 anos de tradição no mercado editorial da educação. Segundo Marcelo Cazado, CEO da Bookess, a ideia do acordo é iniciar o processo de internacionalização da plataforma, já que a SBS tem braços espalhados pela América Latina.
“O projeto de internacionalização começa já este mês. Nós vamos apresentar a plataforma na feira do livro em Buenos Aires”, conta Marcelo. O contrato da joint venture prevê uma parceria estreita entre as duas companhias por 12 a 18 meses e o CEO acredita que é possível que, no final deste período, seja criada uma terceira empresa única. Ele ressalta, porém, que a marca Bookess deve continuar. “Todo o investimento neste período será feito na marca, então não faz sentido mudar”, explica. O valor que será aportado não foi divulgado.
Marcelo afirma que o contrato firmado trará uma “aceleração” para a parceria entre as duas empresas. “A SBS está testando o nosso modelo. Eles fizeram essa parceria e vão investir na valorização da empresa”, conta. Para o CEO, a parceria é estratégica, já que “o mercado editorial é muito fechado”. “Um aporte de capital simples não garantiria, nem de perto, nosso sucesso. Estávamos buscando uma parceria estratégica.”
A startup foi criada em 2008 (o Startupi falou dela logo no início) e teve um investimento da Floripa Angels. “Foi um investimento anjo na empresa do zero e fomos evoluindo esse negócio, até agora, quando fechamos essa parceria”, afirma. Já a SBS foi criada em 1985 e tem 50 mil clientes cadastrados, além de 35 livrarias espalhadas pela América Latina.
O Diego fez um balanço sobre a história da Bookess quando ela completou dois anos. Leia aqui