Nos dias 14 e 15 de maio acontece em São Paulo o Festival Path, um dos principais encontros brasileiros sobre Criatividade e Inovação, realizado anualmente pelo O Panda Criativo, que desenvolve outros projetos ligados à cultura, entretenimento e empreendedorismo.
“Aquele evento no Texas tinha a capacidade de reunir boa parte da comunidade criativa global para apontar caminhos e revelar tendências iminentes e também distantes. Mesclava conhecimento com experiências divertidas, como shows, festival de filmes, baladas, gastronomia etc. Percebemos então que faltava isso aqui no Brasil”, conta Rafael.
Quando voltaram de Austin, sentaram para conversar sobre um projeto e daí surgiu a ideia do Festival Path, que teve sua primeira edição depois de 3 meses. “Saímos de um projeto para 500 pessoas em 2013, para uma plataforma reconhecida que em 2016 irá receber aproximadamente 10mil pessoas”, destaca Fabio.
Empreendedorismo no Festival Path
Dentre os diversos temas do Festival como cinema, música e documentário, o tema “empreendedorismo” será abordado de forma bem abrangente nesta edição. Fabio conta que a cada ano estão ampliando cada vez mais esse segmento dentro do evento. “Primeiro pela sua natural aderência ao nosso pilar principal que é inovação e segundo porque quando falamos de empreendedorismo, conseguimos conversar com um público que está pensando no futuro e protagonizando o agora nas mais diversas áreas, desde de o social até engenharia espacial”, explica Fabio.
Parceria Startup Farm + Festival Path
Para a curadoria do conteúdo sobre empreendedorismo, o Festival Path fez uma parceira com a aceleradora Startup Farm e, juntos, criaram todo o conteúdo de empreendedorismo do evento. “A Farm é um dos players mais respeitados do mercado e, quando começamos a conversar, vimos que tínhamos um propósito comum: criar o evento mais importante para empreendedores no Brasil”, conta Rafael.
O conteúdo do evento mostrará, por exemplo, como a inovação e tecnologias disruptivas estão transformando diversos ambientes de negócio, desde ONGs a instituições financeiras, e como grandes empresas e governos buscam explorar as oportunidades abertas por este processo.
“Não posso esconder que fiquei muito animado em participar de forma tão importante do festival que eu já havia participado duas outras vezes como plateia e o qual admirava muito. Colocamos a mão na massa e desenhamos uma trilha visando levar a melhor experiência para o público esperado de 10 mil pessoas”, destaca Alan Leite, CEO da Startup Farm.
Alan destaca que o grande desafio de fazer a curadoria de conteúdo do Festival Path é levar ao público tão diverso, conteúdo de qualidade em um formato que seja interessante. Ele conta que para isso usaram a rede de contatos do Panda e Startup Farm para convidar os maiores especialistas do mercado e tudo de maneira dinâmica e interessante, com a maioria do conteúdo no formato de debate, com interação do público sempre que possível. “Atentamos nesta curadoria em levar temas importantes, como a relação grandes empresas e startups, mercado de investimento no Brasil e atuação do Estado. Por outro lado, buscamos temas que estão quentes no momento, como bitcoin, wearables e sharing economy. Várias startups de destaque irão enriquecer com seus cases, como o NuBank, WorldPackers, PegCar, Bright, Carenet e FoxBit”, destaca Alan.
Feira de startups
O Festival contará ainda com uma feira de startups, que será uma oportunidade para startups inovadoras de todo País exporem seus produtos e serviços para o público do evento. “Escolhemos startups de diferentes segmentos que já tenham produto pronto e que estejam alinhadas com o perfil do público presente”, comenta Alan.
Startups no festival
O evento fechou uma parceria com a startup GreenClick, para compensar a emissão de dióxido de carbono dos datacenters que mantêm a página do festival no ar. Fundada em 2013, a empresa tem por objetivo converter a audiência de websites em árvores plantadas. Para se ter uma ideia, dez mil visualizações mensais, por exemplo, equivalem a uma árvore. O selo de neutralização já está publicado no site do festival, com todos os detalhes da iniciativa.
“Nossa expectativa é que com o selo da GreenClick na página oficial do evento haja mais oportunidade para mostrar a profissionais e empreendedores que praticar ações sustentáveis é viável e ainda é possível combinar criatividade com sustentabilidade”, destaca Flávia Pini, diretora de Marketing da GreenClic.
Eduardo Migliano, um dos fundadores da 99jobs, startup que ajuda na tomada de decisões profissionais, participará pela primeira vez do evento com a palestra “Test drive de emprego: hoje é possível!”. Em entrevista ao Startupi, ele contou que sua expectativa para o evento é muito positiva e que espera impactar as pessoas do evento encorajando-as a tomarem melhores decisões relacionadas ao trabalho. “Além disso, queremos provocar uma reflexão coletiva sobre fazer o que se ama através de uma ativação que faremos no evento”, destaca Eduardo.
Ofli Guimarães, cofundador da Méliuz, startup que possibilita seus usuários receberem de volta parte do valor gasto em compras online, participará da feira de startups e espera aprofundar sua relação com o ecossistema empreendedor de SP. “Estamos bem empolgados com a oportunidade de participar do Festival Path, principalmente no ano em que o evento está ainda mais completo e atraindo mais pessoas interessadas em inovação e criatividade”, conta Thiago.
Vitoria Dias, fundadora do RankMyApp, ferramenta de ASO (App Store Optimization), que ajuda aplicativos a conseguirem mais visibilidade e mais downloads orgânicos nas app stores, afirma que espera dialogar com um público aberto e interessado em novidades e inovação no mercado mobile durante o evento.
Alan Leite destaca que Festivais como o Path e SXSW, tem grande importância por convergir num mesmo evento vários assuntos como música, cinema, tecnologias emergentes e fazer deste “caldeirão” de inovação e criatividade, um ambiente propício para o surgimento e exposição de novas ideias, negócios, músicas e que em algum momento poderão impactar a vida das pessoas. “Queremos sim fazer no Brasil um evento de classe global mostrando que também sabemos e podemos ser a fronteira de novas tendências”.
“Queremos que o empreendedor, o ‘startupeiro’, venha para o Path atraído pela parte da grade dirigida a ele, porém que se encante com os outros conteúdos oferecidos”, finaliza Rafael.
O Startupi é um dos parceiros de mídia do Festival e estará presente nos dois dias do evento. Vamos nos encontrar?