A KPTL, uma das principais gestoras de Venture Capital do país, com mais de 60 empresas investidas no portfólio, anunciou a criação de um novo fundo de investimentos dedicado a atrair startups ligadas à mineração que resolvem dores do setor com soluções de base tecnológica.
Com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Fundo KPTL Mineração pretende captar R$ 500 milhões e já nasce sob a bandeira da inovação por ser o primeiro do tipo na América Latina e um dos primeiros no mundo.
A ideia do Fundo KPTL Mineração é impulsionar o ecossistema de inovação dentro do setor. Oferecer às empresas cotistas que tenham acesso às soluções de startups já num estágio de maior maturidade. Com o fundo, as mineradoras alavancam suas iniciativas individuais de Corporate Venture e de Open Innovation. Elas ampliam sua capacidade de interação com o ecossistema, e contam com uma gestora especialista em investimento em inovação para fazer os melhores investimentos e principalmente para ajudar as investidas a entregar todo seu potencial, um grande desafio deste estágio de desenvolvimento da inovação.
Já para o empreendedor que recebe aporte de um fundo com vários cotistas do setor, abre-se um amplo mercado em potencial. O fundo proporciona um fator multiplicador e complementar do capital, que amplia a potência do investimento. Assim, tem-se a oportunidade de alavancar os resultados e ganhar escala. Além disso, oferece ao investidor transparência, governança, benefícios fiscais no ganho de capital, proteção patrimonial, pois é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e tem portfólio auditado e avaliado no mercado.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.