* Por Ana Flávia Carrilo
Entre empreendedores, o impacto do nosso ecossistema é inegável. Sabemos do que somos capazes e do quanto tantas coisas atualmente “comuns” na rotina dos brasileiros, surgiram a partir de uma ideia diferente para um problema comum. Mas, para além da nossa bolha, como enxergam a nossa força?
Tivemos um crescimento exponencial nos últimos dois anos, e podemos dizer, que em 2020, os brasileiros já sabem o que é a palavra startup (ou pelo menos, associam algo quando a ouvem). Aparecemos em matérias de televisão, jornal, ganhamos visibilidade e ainda mais impacto, no ano que tudo se tornou virtual. Mas, até que ponto, nós enxergamos esse real impacto?
Essa é a resposta de ouro, que estou em busca! Mais do que entender nosso impacto internamente, precisamos mostrar esse poder. E comprovação costuma exigir uma coisa: números! Somos feitos deles, não dá para escapar. E ter números que mais do que qualquer especulação, mostram que o ecossistema de startups se manteve aquecido neste ano complicado, é incrível, por exemplo.
Nos últimos seis meses, 50,7% das startups sentiram dificuldades na aquisição de clientes e vendas. Mas, ao mesmo tempo, 35% das startups brasileiras realizaram contratações. Números como estes nos mostram, além de achismos, de fato, como está o ecossistema empreendedor no Brasil e o poder das startups na economia, e o porque o Brasil está se destacando em relação a outros ecossistemas pelo mundo.
E você lembra que eu disse que estava em busca da resposta de como enxergamos nosso impacto? Pois bem, se você se interessou, pode me ajudar nesta busca! Estou captando dados de startups de todo o Brasil para traçar um perfil atual do ecossistema brasileiro de startups. Não seria incrível?
Para me ajudar, se você é empreendedor (em qualquer estágio de maturidade) pode responder a pesquisa aqui até o dia 20/09. E se você não tem uma startup, também pode ajudar: compartilhe esse link no whatsapp (só clicar aqui) ou poste nas suas redes sociais para que sua rede fique sabendo e possa participar!
Essa pesquisa é um projeto da Abstartups em parceria com o Sebrae, que vai trazer importantes dados e com densidade sobre o nosso segmento. Vai fomentar a imprensa, nossa visibilidade internacional e ajudar que comunidades em todo o Brasil, possam se desenvolver ainda mais!
Espero voltar aqui nesta coluna em dezembro, com todas estas respostas para você! Vamos juntos?
Ana Flávia Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro.