EXCLUSIVO: O iFood anunciou hoje a aquisição do SiteMercado, empresa que oferece soluções de e-commerce para supermercados com inteligência na gestão de produtos e automatização, para acelerar a expansão do iFood Mercado. Os valores não foram divulgados.

A aquisição consolida a entrega de itens de mercado como parte fundamental do ecossistema e permitirá que a empresa se consolide no segmento e avance ainda mais para se tornar a plataforma mais completa de alimentação e líder na América Latina.   

A categoria de Mercado é a maior do varejo no Brasil, representando cerca de um terço do total das vendas. Uma das principais características desse segmento no país é a sua fragmentação, sendo que mais da metade dos estabelecimentos são pequenas redes de supermercados e mercearias independentes.

Com os consumidores cada vez mais conectados, a oportunidade de entrega da compra de mercado online é imensa. Ao integrar-se com o SiteMercado, o iFood, que conta com uma base de consumidores ativa de mais de 12 milhões de pessoas em todo o Brasil, torna-se um parceiro ainda mais valioso para os comerciantes.

A SiteMercado é uma empresa de tecnologia especializada em mercado e mercearias online. A tecnologia da empresa se integra aos sistemas de front e back-end de um supermercado de forma simples, garantindo que o preço e a disponibilidade de produtos estejam sempre atualizados.

Combinando os principais recursos de eficiência logística do iFood e a tecnologia do SiteMercado, a plataforma do iFood Mercado cria uma experiência positiva para os consumidores e grandes oportunidades de negócios online para os varejistas.

O iFood seguirá investindo constantemente para atender a todas as necessidades dos consumidores, expandindo a disponibilidade e opções de entrega de alimentos. O iFood Mercado foi lançado em 2019 e rapidamente se tornou uma das referências na entrega de itens de mercado no país, atingindo a marca de 2.100 estabelecimentos, em 200 cidades do Brasil e crescimento de pedidos mensais de mais de 100%.

“Os hábitos do consumidor estão mudando rapidamente e os varejistas precisam acompanhar as demandas de seus clientes. O iFood permitiu que milhares de estabelecimentos em todo o Brasil digitalizassem seus negócios no ano passado, abrindo novas oportunidades de receita e permitindo que eles se envolvessem com um novo grupo de consumidores”, disse Henrique Iwamoto, vice-presidente de Negócios do iFood.

“Conseguimos escalar o iFood Mercado rapidamente devido à nossa parceria com o SiteMercado. Por isso, estamos entusiasmados em recebê-los como parte da família iFood oficialmente. Temos a certeza de que a integração total do SiteMercado com o iFood nos proporcionará ainda mais expertise para continuar oferecendo as melhores e mais inovadoras soluções para o mercado de entrega de alimentos”.

Outras aquisições

No mês passado, o iFood anunciou a aquisição da eComanda. A parceria vai beneficiar os milhares de restaurantes cadastrados na plataforma de delivery, em especial, os pequenos e médios estabelecimentos que muitas vezes não contam com sistemas digitais de controle. Dentre os recursos que estarão disponíveis, estão: comanda eletrônica, gestão de frente de caixa, controle de estoque, gestão financeira e controle de fluxo de caixa, cadastro e gestão de clientes e programa de fidelidade.

Entre março e junho de 2020, os pedidos para pequenos e médios restaurantes apresentaram aumento de 44% no iFood. No mesmo período de 2019, o número de restaurantes desse porte cresceu 29%, e vêm se desenvolvendo continuamente dentro da plataforma.