A Yalochat, plataforma de comércio conversacional líder em mercados emergentes, anunciou hoje que recebeu um aporte de US$ 15 milhões em fundos da Série B liderados pelo B Capital Group, com a participação do investidor existente Sierra Ventures. Com esse financiamento, a Yalochat levantou um total de US$ 25 milhões.
Hoje em dia, como o cliente é visto como prioridade total nos negócios, manter uma relação de sucesso com ele tornou-se fundamental para as empresas permanecerem competitivas em seus setores. O comércio conversacional tem crescido constantemente, levando empresas globais como Coca-Cola e Walmart a buscarem e implementarem soluções de primeira linha para que haja conexão com seus clientes.
A MarketsandMarkets avaliou o mercado de softwares de Inteligência Artificial para soluções conversacionais em US$ 4,2 bilhões em 2019 e projetou um crescimento de US$ 15,7 bilhões até 2024. Esse crescimento é impulsionado pelo aumento da demanda por automação de negócios alimentada por IA, implantação omnichannel e redução dos custos de desenvolvimento desse tipo de inteligência.
“O comércio conversacional tornou-se uma questão chave para empresas que buscam novas maneiras de interagir com clientes em potencial em seus canais de mensagens preferidos. Desde o início, a B Capital ficou extremamente impressionada com a equipe, os produtos e a trajetória de crescimento da Yalochat”, disse Eduardo Saverin, cofundador e sócio-gerente do B Capital Group, também conhecido por ser um dos fundadores do Facebook.
“Este também é o primeiro investimento da B Capital em terras latinas e estou pessoalmente ansioso para ajudá-los a criar conexões novas e significativas entre a América Latina, a Ásia e os Estados Unidos, onde a Yalochat pode ajudar as empresas a preencher o espaço entre as soluções de software existentes e o vasto mundo de aplicativos de mensagens”, afirmou Saverin.
Em mercados emergentes, os usuários passam mais de 84% do tempo de uso do smartphone em aplicativos de mensagens, mas as empresas tradicionais de CRM minimizaram as principais oportunidades que isso representa. A Yalochat reconheceu essa lacuna e desenvolveu uma plataforma para permitir que as empresas interajam e executem seus fluxos de trabalho mais determinantes em apps populares de mensagens.
Com ela, as empresas têm conseguido vender mais e prestar um serviço ainda melhor aos seus clientes. “O ecossistema de aplicativos não atendeu às expectativas dos negócios e do usuário. Em mercados emergentes, 70% são desinstalados ou não são usados dois meses após o download. Considerando o alto uso de apps de mensagens, faz mais sentido construir uma plataforma onde os usuários possam obter melhores resultados de forma direta e personalizada por meio de mini apps”, explicou Javier Mata, CEO e fundador da Yalochat.
A Yalochat possui escritórios na América Latina e na Índia e uma presença global por meio de parcerias em outros mercados emergentes. A plataforma agora impulsiona o comércio conversacional para empresas líderes globais, incluindo Amazon, Walmart, Pepsi, Domino’s, Unilever, entre outras.
No Brasil, a empresa já trabalha com multinacionais de grande porte como a Coca-Cola FEMSA (KOF), onde a tecnologia Yalochat foi utilizada para aumentar as vendas executando todos seus fluxos de trabalho comerciais na plataforma.
Com isso, a Coca-Cola Femsa cconseguiu implantar um sistema de recebimento de pedidos via WhatsApp em mais de 120 mil pontos de venda, com mais de 6 mil pedidos diários. John Santa Maria, CEO da Coca-Cola declarou durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre da Companhia: “Os resultados iniciais são melhores do que o esperado em termos de volume, participação de mercado e recuperação de pedidos. Estou otimista com a forma como continuamos a transformar a nossa organização e a investir em capacidades inovadoras.”
“Decidimos fazer parceria com a B Capital nesta rodada devido à sua presença e experiência global. Continuaremos a investir em nossa prioridade: tornar nossos clientes extremamente bem-sucedidos por meio de nossos fluxos de trabalho de conversação e construir um verdadeiro CRM para a era de mensagens. Continuaremos a expandir para o mercado asiático, enquanto consolidamos nossa presença no Brasil e na América Latina”, disse Mata.
“A Yalochat está revolucionando a forma como grandes empresas latinas gerenciam fluxos de trabalho digitais em operações corporativas, como vendas e atendimento ao cliente. Seu foco em canais de mensagens está preenchendo uma lacuna deixada pela Salesforce, a ServiceNow e a Microsoft na América Latina, região que está passando por um crescimento expressivo. A Yalochat cresceu muito rapidamente desde nosso investimento, 18 meses atrás, e o ambiente atual apenas acelerou a necessidade de envolvimento do cliente sem contato. Esta rodada de financiamento permitirá à empresa continuar seu rápido crescimento em novos mercados”, acrescentou Mark Fernandes, diretor da Sierra Ventures, um investidor existente na Yalochat.
Além de receber uma nova rodada de financiamento, a Yalochat nomeou Adam Bosworth, veterano de CRM e ex-vice-presidente do Google, da Salesforce e da Amazon como consultor. Bosworth explicou: “Há mais de uma década, o smartphone revolucionou a forma como acessamos as informações e nos conectamos uns com os outros e com os serviços em todo o mundo. Mas, apesar do crescimento das plataformas de mensagens que oferecem conectividade e conversação contextualizada em tempo real, a oportunidade de criar aplicativos relevantes com base nesses canais tem sido amplamente ignorada fora de empresas como a WeChat, na China. A Yalochat é a primeira empresa a reconhecer verdadeiramente o incrível potencial do software que combina o valor dos serviços de apps com a facilidade e a conectividade de canais de mensagens dos dispositivos.”
A missão da Yalochat é construir uma plataforma que permita o envolvimento digital das empresas, fazendo com que elas encantem seus clientes por meio de mensagens, e a recente pandemia continuou a fomentar esse propósito.
“Nos últimos meses, a pandemia do covid-19 provou a importância dos fluxos de trabalho de conversação e o potencial que nossa tecnologia tem para facilitar a vida das pessoas. Doamos nossa tecnologia para os governos do México e da Colômbia, para que eles pudessem lidar com o aumento da demanda por saúde, aconselhando e até fornecendo diagnósticos aos seus cidadãos de forma mais fácil, rápida e segura através do WhatsApp. Também trabalhamos com nossos clientes para ajudá-los na adaptação dessa nova realidade em tempo recorde, o que salvou milhares de empregos. Queríamos provar que tecnologia de qualidade pode ser desenvolvida em qualquer lugar, e construímos a primeira empresa global de software da América Latina. Sabemos que a tecnologia pode ajudar a resolver muitos problemas críticos que os mercados emergentes enfrentam e agora, mais do que nunca, estamos comprometidos a usar nosso conhecimento para promover o desenvolvimento econômico e social”, concluiu Mata.