A Qintess, especializada em fornecer soluções de tecnologia no Brasil e na América Latina, anunciou um investimento de R$ 10 milhões nos próximos cinco anos, para apoiar e fomentar o empreendedorismo, a diversidade e a inovação social no Brasil. A primeira organização a receber apoio será a Vale do Dendê, centro de inovação para as periferias da cidade de Salvador. Estão previstos recursos para treinamentos e capital semente destinados a jovens afrodescendentes e negócios que trabalham com o tema da diversidade
A iniciativa nacional da empresa busca aumentar o número de afrodescendentes, LGBTI+, pessoas com deficiência, entre outros representantes da diversidade, na área de tecnologia (onde há falta de profissionais qualificados no país), além de apoiar pequenos negócios que precisam de suporte para sua transformação digital, de modo a serem competitivos na retomada das atividades comerciais durante e após a pandemia do coronavírus.
Negócios colaborativos, empresas de games e startups digitais serão apoiados através de capacitação, mentorias nacionais e globais, além de acesso a capital semente. A escolha da Vale do Dendê como parceira estratégica da Qintess no campo social se deu por conta da grande experiência da organização em apoiar empreendedores das periferias e por ser uma referência de fomento a negócios de impacto social.
A Vale do Dendê tem foco no Nordeste, uma das regiões que mais precisam de investimentos nesse momento. Além disso, a parceria irá resultar no fomento de novos hubs de inovação similares a Vale do Dendê em cada uma das capitais onde a Qintess está presente: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza.
Como parte desta parceria estratégica, Qintess será a empresa mantenedora da Vale do Dendê, garantindo que a visão e a cultura organizacional criada por seus fundadores possam continuar e se expandir. “Esta iniciativa é coerente com a minha filosofia de que é fundamental para as empresas, desenvolver e implementar ações concretas, ao invés de só falar sobre diversidade e inclusão” diz Nana Baffour, CEO, presidente e Chief Culture Officer da Qintess.
A meta da Qintess é que em 5 anos, 2 mil jovens de periferias sejam treinados de maneira virtual em tecnologias como Java, .Net, Phyton (entre outras); 500 empresas sejam aceleradas com mentorias de profissionais com grande experiência de mercado, conectando-se com investidores e, 50 empresas tenham acesso a um fundo da empresa Qintess de R$ 2,5 milhões como capital semente para tornarem seus negócios mais escaláveis, podendo atravessar esse momento de dificuldades que estão passando.
Segundo Lauro Chacon, vice-presidente de Capital Humano da Qintess, esta iniciativa vai ao encontro das estratégias da companhia, que considera as práticas ESG para o crescimento sustentável da empresa. “Somos uma organização orientada às pessoas e usamos as boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa para direcionar o nosso negócio. Firmar uma parceria como esta, reforça o nosso comprometimento em promover a diversidade, acelerar a inovação e contribuir com todo o nosso ecossistema de clientes, colaboradores, stakeholders e a sociedade como um todo”, diz.
O time de executivos e os colaboradores da Qintess trarão novas tecnologias digitais e técnicas de gestão para aumentar a capacidade de escala da Vale do Dendê, que mantém um programa de aceleração desde 2018, que já beneficiou 90 empresas, e um hub físico em uma das maiores estações rodoviárias e de metrô do Brasil na cidade de Salvador, onde passam cerca de 500 mil pessoas por dia.
“É um momento de muita celebração e orgulho! Não tenho dúvida que todo legado construído pela Vale do Dendê para o ecossistema de Salvador e do Brasil será muito beneficiado e fortalecido com essa parceria”, diz Ítala Herta, cofundadora da Vale do Dendê.
“A parceria com a Qintess confirma nossa aposta e nosso diagnóstico sobre a importância das periferias de Salvador, em particular, e do Nordeste, em geral, no desenvolvimento da Economia Criativa e da Inovação, no Brasil. Acredito que o país não cumprirá seu destino de se tornar uma grande nação se não for capaz de integrar na rota do desenvolvimento sustentável os jovens afro-brasileiros”, destaca Rosenildo Ferreira, cofundador e diretor de inovação e marketing da Vale do Dendê.
“Estamos muito felizes em fechar esse acordo com a Qintess. Acreditamos que, por ser uma grande empresa de tecnologia e com grande capacidade de investimento, a Qintess possa garantir que nosso sonho continue por muitos anos, ampliando ainda mais o trabalho que fizemos até aqui”, conta Paulo Rogério Nunes, cofundador e diretor executivo da Vale do Dendê.
Os times de executivos e colaboradores da Qintess e Vale do Dendê já começam as atividades conjuntas nesse mês de julho, com o planejamento de mais uma rodada de aceleração e o desenho de cursos de treinamento em tecnologia para jovens, que entrará em operação até o final do ano.
Para Roberto Silva, diretor da Regional da Qintess para o Nordeste e Minas Gerais, esta parceria coloca a Vale do Dendê como protagonista de transformação digital para a região. “Estamos muito orgulhosos com esta parceria, pois vamos unir empreendedorismo social e tecnologia de ponta para promover práticas responsáveis”.