Em meio à pandemia do novo coronavírus, uma produtora de jogos mobile de São Paulo organizará uma festa junina virtual para manter a tradição entre os 55 colaboradores. Localizada na zona oeste da cidade, a startup Pipa Studios enviará cestas com comidas típicas até a casa dos colaboradores.
A intenção é reunir todos para uma vídeo chamada hoje, com direito a caracterização, danças e brincadeiras online. Para viabilizar o “arraiá virtual”, a produtora contou com o auxílio do aplicativo Transporte Para Mulheres (TPM), responsável pela entrega das cestas aos funcionários.
A festa junina já era uma tradição entre os funcionários da Pipa Studios desde a fundação da startup, em 2012. Os colaboradores, que vêm trabalhando em sistema de home office desde o início de março, serão pegos de surpresa com a entrega das cestas, abastecidas com suco de milho, bolo, canjica, curau, paçoca e outras delícias juninas. “Estamos inovando para manter a tradição”, diz o diretor financeiro, Pedro Moraes. “É um gesto simples, mas que faz toda diferença para manter a equipe engajada e integrada”, afirma.a
No mês passado, uma equipe da Pipa já havia organizado um jantar virtual com direito a delivery de lasanha para os funcionários. Segundo Moraes, os eventos remotos representam uma mudança de paradigma para a empresa, já que antes da pandemia a startup não abria mão do modelo de trabalho e relacionamento 100% presencial. “É uma fase de mudança e experimentação. Não podemos manter a visão engessada do passado”, conta o diretor. “Como trabalhamos com tecnologia e temos um time jovem, a transição está sendo positiva e as iniciativas bem aceitas”, completa.
Garantindo a entrega
A Transporte Para Mulheres (TPM), responsável também pelo traslado das lasanhas no jantar virtual, teve a missão de organizar a logística para que 55 cestas juninas fossem levadas até as residências dos colaboradores da Pipa Studios. O aplicativo realizará entregas em todas as regiões da cidade de São Paulo, incluindo quatro municípios do interior.
Fundada em 2016 pelas empreendedoras Vanessa Muniz e Elizabeth Santos, a TPM é um aplicativo de transporte destinado ao público feminino. Pela plataforma, apenas passageiras e motoristas mulheres estão autorizadas a fazer o cadastro e gerenciar as corridas. Dessa forma, o app funciona como uma alternativa para todas que se sentem expostas e desconfortáveis com os métodos tradicionais de mobilidade.
É certo afirmar que a TPM não possui o delivery em seu DNA. Por outro lado, sempre pautou seu modelo de atuação por uma filosofia muito útil em tempos de crise: adaptar os serviços às necessidades pontuais das clientes. Além do modelo tradicional de transporte de passageiras, as sócias já disponibilizaram serviços como compras em supermercados, entregas de ovos de Páscoa, de presentes no Dia dos Namorados, de livros e até de equipamentos eletrônicos para funcionários de empresas em home office.
“Diversificar nossos serviços é o que vem nos ajudando a atravessar essa crise com mais naturalidade”, conta Vanessa. Antes da pandemia, a TPM registrava até 400 corridas por mês em bairros da cidade de São Paulo. Com o isolamento social, o movimento caiu cerca de 90% desde março. “Foi o momento de experimentar ainda mais todas as possibilidades para continuar fidelizando nossas clientes e mantendo nossa parcela do mercado”, completa Elisabeth Santos, sócia de Vanessa no negócio.