O isolamento social obrigou diversos pequenos empreendedores a pensarem em como se adaptar para manterem os seus negócios funcionando. Uma solução adotada foi a de entregar os produtos por meio de delivery.
Uma forma rápida e eficiente de atingir o maior número de clientes para informar esse tipo de mudança é elaborar uma postagem no Google Meu Negócio, para ser exibida na Busca e no Google Maps. Assim, quando o cliente buscar por produtos no Google, ele pode achar facilmente quem está realizando o delivery desses itens.
Confira, abaixo, dicas do Google para fazer uma boa postagem e alcançar mais clientes:
– Objetivo de postagem: deixe claro o que você quer conseguir com a postagem;
– Fotos/vídeos: tire uma foto em alta resolução reforçando sua mensagem para que a postagem fique em destaque;
– Fotos: as fotos devem ser simples, claras e nítidas, além de ter uma iluminação adequada e cores vivas e intensas. Elas devem ter uma resolução mínima de 400 pixels de largura por 300 pixels de altura, no formato JPG ou PNG;
– Vídeos: os formatos de arquivo de vídeo aceitos são AVI, MP4, MOV, FLV, WMV, MPG, M4V, MKV, M2TS e MTS. O tamanho máximo é de 100 MB;
– Mais detalhes: seja claro sobre a oferta. Sua postagem pode ter até 1.500 caracteres, mas o comprimento ideal é de 150 a 300 caracteres;
– Call-to-action: inclua instruções, como “Compre”, “Reserve online”, “Saiba mais”, “Ligue” ou “Acesse o site”.
É importante lembrar que não é necessário incluir o nome da empresa na postagem, pois já aparece automaticamente. Outra dica é que é possível abreviar meses, dias e horas, diminuindo o número de caracteres usados.
Boas práticas para PMEs durante a covid-19
Além disso, o Google destaca algumas dicas e recomendações para ajudar pequenos negócios em sua gestão e comunicação com funcionários e consumidores. Os empreendedores podem encontrar mais informações no site Google para PMEs.
Comunicação com seus clientes
– Se seu horário de funcionamento mudou, edite seu perfil comercial no Google Meu Negócio;
– Faça publicações no Google Meu Negócio para comunicar mudanças, como ofertas especiais ou atualizações no estoque;
– Considere definir uma resposta automática por e-mail com perguntas frequentes dos seus clientes.
Comunicação com seus funcionários
– Guarde na nuvem informações de fornecedores e clientes para serem acessadas em qualquer lugar e dispositivo;
– Faça um plano de negócios para esse período e compartilhe com os funcionários por e-mail, para que todos possam acessar fora do escritório;
– Se a empresa tiver mais de um endereço comercial, dê aos gerentes locais a autoridade para tomar as ações apropriadas com base nas condições do local.
Trabalho remoto
– A empresa, através do projeto Cresça com o Google, disponibilizou ferramentas e recursos para otimizar o trabalho remoto;
– Use o Google Docs para compartilhar uma lista de tarefas e o Hangouts para realizar rápidas chamadas de vídeo;
– Acesse documentos importantes de qualquer lugar, enviando-os para a nuvem usando o Google Drive ou faça o download no seu telefone celular e/ou computador para acesso offline.