* Por Yago Almeida
O ano apenas começou e já temos o que comemorar! Passamos de 193 iniciativas para 320 startups brasileiras que estão entregando soluções para as áreas de logística, transporte e mobilidade, as já conhecidas como Autotechs.
Segundo o recente levantamento realizado pelo Liga Insights, em parceria com Derraik & Menezes, IGC Partners, Ambev, Cargill e VLI, as autotechs seguem divididas em 17 categorias, como BI, data analytics, modelagem de dados, drones e VANTs, e-hailing, e-sharing, experiência de compra e venda, ferramentas de gestão, CRM, field services e gestão de equipe, finance & insurance, gestão de frotas, gestão e cotação de fretes, trucking, last-mile delivery, logística reversa, entregas, logística verde, marketplace carros, peças e pesados; mobilidade (caronas, coletivos, comunidade, elétricos, não-motorizados, rota), monitoramento do veículo, automação, rastreamento, parking, roteirização e serviços de manutenção.
Dentro do setor em que a Olho no Carro atua, ou seja, experiência de compra e venda, notamos uma ampliação da demanda dos clientes por mais informações e dados relevantes antes de efetuar uma aquisição. Isso nos mostra o quanto é importante dar ouvidos e poderes aos consumidores.
Somente de posse de informações relevantes será possível fazer escolhas assertivas e que gerem valor agregado na aquisição de um carro. Além disso, não podemos esquecer que no quesito “experiência de compra”, o tempo é fator determinante na vida dos clientes. Portanto, as autotechs que atuam no setor devem entregar soluções que sejam capazes de cruzar uma grande gama de dados, em poucos minutos e entregá-los de forma objetiva em poucos cliques.
Além da vertical de Experiência de compra e venda, acredito que as grandes tendências das autotechs para 2020 devam se concentrar em ferramentas de gestão, CRM, gestão de frotas, gestão, cotação de fretes, trucking, last-mile delivery, logística reversa, entregas, logística verde.
Por isso, caro colega empreendedor, aposte suas fichas que o mercado de autotechs irá, não apenas se expandir, mas se consolidar como um dos ecossistemas mais fortalecidos no Brasil em 2020.
Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.