Termina no próximo sábado, 2 de julho, o prazo de inscrições para a primeira edição do SEEDES – Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo, programa público de aceleração de startups que investirá R$ 5,5 milhões em empresas de todo Brasil. Serão selecionadas até 30 startups, que receberão até R$ 100 mil em recursos. O SEEDES será executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e terá duração de seis meses.
“Termos o primeiro programa de aceleração pública do Estado significa desenvolvimento para o ecossistema de inovação e para a economia, além da ampliação da visibilidade desse potencial”, afirma a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel. Além disso, a realização do programa é importante para o ecossistema nacional, porque acontece em meio a uma fase de expansão e qualificação do empreendedorismo de base tecnológica brasileiro, com quebra de recordes na captação de investimentos por startups e fortalecimento dos ecossistemas estaduais.
“O Plano de desenvolvimento do Estado do Espírito Santo é arrojado e consistente. Tenho certeza que o SEEDES vem para consolidar essa estratégia e ser um marco para a inovação nacional”, destaca Paulo Vitor Guerra, CEO do IEBT – empresa à frente das operações de seleção e aceleração.
Inspiração para o SEEDES
A construção do SEEDES foi inspirada em outro programa que já é sucesso nacional: o Seed-MG, programa de aceleração de startups do governo de Minas Gerais. Em 2022, a aceleradora chegará à sua sétima edição e já impulsionou negócios de grandes startups, como a BeerOrCoffe, startup de coworking referência no país.
Para O CEO da Interact Place, Guilherme Frade – startup participante da edição 2021 do Seed-MG -, o programa mudou o ânimo de toda a empresa, além dos efeitos positivo que surtiram no mercado e “com os nossos clientes, porque estávamos fazendo parte do programa”. A expectativa do governo capixaba, portanto, é criar um fluxo de fomento ao empreendedorismo de base tecnológica, que terá início com a aceleração oferecida no SEEDES, mas não se encerrará ao final desse período.
Segundo a Fapes, a partir da aceleração de startups na primeira edição do SEEDES, os resultados guiarão o caminho para que o Governo do Estado, por meio da Fundação, possa dar continuidade às ações de fortalecimento do ecossistema capixaba de inovação.
O programa
O Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES) é um programa de aceleração totalmente financiado por recursos públicos, realizado pelo Governo do Espírito Santo por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O seu principal propósito é impulsionar o desenvolvimento de empresas e ideias inovadoras, gerando impactos positivos em níveis econômico e social, fortalecendo a transferência de conhecimento entre os empreendedores apoiados e o ecossistema local.
O SEEDES é destinado a startups ou empresas de base tecnológica com ideias, produtos e serviços inovadores, que já estejam operando e disponíveis ao público. Não é preciso ser capixaba ou morador permanente do Espírito Santo para participar do SEEDES. Porém, para o período de aceleração, é exigido das startups que os membros da equipe inscritos no processo permaneçam no Estado durante o programa.